quarta-feira, 30 de março de 2011

A semente já está plantada

Mayco Geretti
Agência BOM DIA


Até dezembro, Ciesp projeta para região a criação de dois mil postos de trabalho em indústrias que fornecerão componentes para a Petrobras


O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) projeta a criação de 2 mil novos postos de trabalho até dezembro em empresas da região que fornecerão componentes para a Petrobras. Na manhã desta terça-feira (29), um seminário apresentou a representantes de indústrias da região o panorama de oportunidades na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia graças ao investimento que a Petrobras fará nos próximos anos para explorar o pré-sal.

Segundo o vice-diretor regional do Ciesp, Erly Domingues de Syllos, as vagas de emprego serão criadas nas 35 indústrias da região que já fornecem para a Petrobras e nas indústrias que se qualificarem como novos fornecedores. “No final do ano faremos um levantamento sobre os novos integrantes da cadeia produtiva da Petrobras, mas o planejamento é de o número de fornecedores dobre na região até dezembro”, afirma Erly.

Qualificação /Para garantir a qualificação de mão de obra o Ciesp está fazendo a ponte entre indústrias, poder público e instituições de ensino. “Com os profissionais que saem hoje das instituições privadas de ensino, do Senai, da Unit (Universidade do Trabalhador) do governo municipal e de escolas técnicas conseguiremos atender a demanda por exigência tanto da Petrobras, quanto da Toyota e outras empresas”, afirma. “Esse investimento e parceria na formação dos profissionais tem de ser contínuo”, completa.

Segundo Erly, a falta de mão de obra qualificada em Sorocaba não é latente como há anos, quando uma indústria poderia deixar de escolher a cidade por conta da falta de profissionais capacitados. “Estamos conseguindo melhorar o quadro tanto para funcionários do chão de fábrica, quanto nos níveis técnico e superior.”

A fatia /A Petrobras investirá um montante de R$ 240 bilhões na exploração do pré-sal até o final de 2014. O seminário realizado nesta terça-feira (29) no Teatro Municipal explicou como as indústrias da região que ainda não fornecem para a Petrobras podem se tornar competitivas e atender suas exigências.

Termo de cooperação


O termo de cooperação e parceria para a multiplicação dos fornecedores regionais para a Petrobras foi assinado em março por representantes do Ciesp, da Caixa Econômica Federal, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Associação Comercial de Sorocaba e Prefeitura.

Região já fornece de válvulas a serviço de alimentação


Apesar das indústrias do segmento metalmecânico serem maioria entre as interessadas em fechar contratos com a Petrobras, a diversidade dos contratos ativos dão uma mostra de que a iniciativa regional pode render frutos em áreas mais diversificadas. Atualmente existem empresas que fornecem desde componentes pesados, como a sorocabana Jaraguá, até serviço de alimentação para unidades petrolíferas com a Coan, de Tietê.

Dos 35 fornecedores atuais, 11 estão em Sorocaba e os demais em 11 cidades da região, entre elas Votorantim, Boituva, Itu, Iperó, Tatuí e Porto Feliz.

Para garantir que as empresas interessadas em fornecer tenham condições de investir em ampliação de instalações, compra de maquinário e contratação de pessoal a Caixa Econômica Federal está disponibilizando uma linha de crédito especial.

Na verdade o que o banco fará será antecipar até 50% dos valores de contratos fechados com a Petrobras. “Isso possibilitará que as indústrias façam investimentos a curto prazo. Temos hoje R$ 1 bilhão para isso, mas se a procura superar esse valor, liberaremos mais.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim