segunda-feira, 18 de abril de 2011

ProUni municipal é discutido hoje em audiência

Ipanema online

Edilaine de Oliveira / Agênciajor / Uniso
A proposta do Programa Universidade para Todos de Sorocaba (Prouni Municipal) será discutida nesta segunda-feira (18), em audiência pública na Câmara Municipal, às 19h30. A iniciativa partiu do vereador Izídio de Brito (PT).

 
Participarão do debate pais, alunos, faculdades e universidades de Sorocaba interessados no Programa. O reitor da Universidade de Sorocaba, Fernando Del Fiol, a União Estadual e a União Nacional dos Estudantes (UEE e UNE) já confirmaram presença.

 
A iniciativa visa à concessão de bolsas de estudos para universitários de baixa renda desses dois municípios.O modelo de convênio, que poderá ser firmado também com outros municípios da região, foi apresentado pelo Reitor Del Fiol, aos prefeitos Vitor Lippi, de Sorocaba, e Carlos Augusto Pivetta, de Votorantim.

 
De acordo com os termos do documento, pelo Prouni Municipal serão oferecidas duas bolsas de estudos de 100% do valor da mensalidade, em cada curso da Uniso, por turno. Para se ter uma idéia, considerando-se o número atual de cursos em funcionamento na Uniso, seriam disponibilizadas, inicialmente, cerca de 300 bolsas de estudos. O projeto prevê ainda que o valor das bolsas de estudos seja dividido entre as prefeituras e a Universidade, em 50% para cada uma.

 
“O Prouni Municipal criará oportunidades para que jovens de baixa renda ingressem no Ensino Superior. A Uniso, como Universidade Comunitária, tem sua atuação pautada por ações de caráter social, além de ter como missão a formação de profissionais que contribuam com a transformação da sociedade. Por isso, propusemos que esses universitários, ao serem contemplados com a bolsa de estudos, dediquem 20 horas semanais a atividades e projetos desenvolvidos pelas prefeituras, para a população”, afirma Del Fiol.

 
Conforme os termos do convênio, para pleitear a bolsa de estudos o candidato deverá comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou ter sido bolsista integral da rede particular, entre outros critérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim