terça-feira, 24 de maio de 2011

Documentários sobre a Chave e Carafá marcam Semana de Museus

Matheus Casagrande
Folha de Votorantim

 
A exibição de vídeos-documentários sobre a história dos bairros da Chave e Carafá, neste fim de semana, marcaram a primeira participação de Votorantim na programação da Semana Internacional de Museus. Os eventos fizeram parte da 9ª Semana de Museus, organizada pelo Ministério da Cultura em referência ao Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio. Este ano, a Semana de Museus envolveu mais de três mil eventos, em mais de mil municípios brasileiros, de 16 a 22 de maio.

Na sexta à noite, o filme sobre a Chave foi exibido ao ar livre. A projeção foi feita numa das ruas do bairro. Além de saber sobre a origem do local onde vivem, os moradores se surpreenderam ao ver, na tela de projeção, depoimentos dados pelo vizinho, amigo ou parente.

O filme foi reproduzido novamente na noite seguinte, no Aquário Cultura, juntamente com o documentário sobre o Carafá, que já teve sua exibição para os moradores mês passado.

Os documentários são feitos a partir de conversas com a população dos bairros, que contribuem com a sua memória dos fatos. Os filmes do Carafá e da Chave são os primeiros de uma série que irá contemplar inicialmente os bairros históricos. Os próximos a serem trabalhados devem ser Votocel, Barra Funda e Vila Dominguinho. Posteriormente, o projeto poderá a se estender aos bairros mais novos. A duração de cada filme é de aproximadamente 30 minutos.

O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura, com coordenação de Débora Bergamini e direção do cineasta Marcelo Domingues. A ideia é colaborar com o levantamento do patrimônio histórico da cidade, valorizando especialmente o que é carregado pelo povo ao longo das gerações.



Derrubando paredes

Esta é uma das ações do programa “Derrubando paredes, construindo museus”. Como o próprio título sugere, o projeto tem a intenção de estender as ações de incentivo a memória para além do espaço físico do museu, em algo que interaja com a sociedade. Para o secretário de Cultura Clayton Leme, uma parte importante desse conjunto de ações é refletir sobre o que é o museu e qual é o seu papel. Sua preocupação é de que este seja um espaço alheio ao cotidiano da cidade e de seus moradores. “O museu é um espaço de produção de conhecimento”, diz o secretário.

A abertura do programa foi o I Seminário de Patrimônio Imaterial de Votorantim, realizado no dia 7 de maio no auditório municipal. O evento teve continuidade com a apresentação do espetáculo teatral “Desterro”, do Coletivo Cê, na Fazenda Ipanema, em Sorocaba.

Ainda dentro do programa, o museu municipal, alocado no prédio da Secretaria de Cultura, na Vila Dominguinho, será reestruturado e reinaugurado, em data a ser definida.

 
Astraças

O fim de semana também foi marcado por duas apresentações (de um total de quatro) do espetáculo “Astraças e suas quinzenas”, da Panã Paná Cia de Artes com o apoio da Secretaria de Cultura. No próximo domingo (29), haverá mais duas apresentações da peça, no auditório municipal, às 18 e 20 horas. A entrada é gratuita, com censura para menores de 12 anos.

Ambientada no século 18, a história conta a história dos conflitos pessoais de cinco irmãs da família Astraças, em um espetáculo que une teatro, dança e audiovisual. A peça é baseada no texto original da sorocabana Débora Brenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim