terça-feira, 24 de maio de 2011

Núcleo de Audiovisual realiza ação de cinema voltada ao público

Matheus Casagrande
Folha de Votorantim

Contando a partir de amanhã, a última quarta-feira de cada mês será dia de celebrar o bom cinema. O motivo é um projeto realizado pelo Núcleo de Audiovisual de Votorantim aberto ao público que envolve pesquisas e exibição de filmes dos maiores cineastas que já existiram. Federico Fellini, Stanley Kubrick, Glauber Rocha e Akira Kurosawa são apenas alguns dos 15 nomes que irão figurar durante o projeto, intitulado “Tela Aberta”.

Divididos em grupos, os estudantes das duas turmas do núcleo se dedicarão ao estudo destes mestres do cinema. Cada grupo dividirá o resultado de suas pesquisas com os colegas de núcleo e com a sociedade. O interessado precisa apenas comparecer ao local no horário das sessões – das 14h às 17h e das 19h às 22h. Na parte da tarde, o encontro será na sala da biblioteca municipal. À noite, a exibição será na parede do lado de fora.

Amanhã, o “Tela Aberta” estreia com Lars Von Trier, à tarde, e com o documentarista Eduardo Coutinho, à noite. Para a primeira sessão, o filme escolhido é “Medea”. À noite, será exibido “Jogo de cena”. Depois do filme, um grupo de alunos irá fazer uma apresentação em que contarão sobre vida e obra do diretor.

O “Tela Aberta” se dedica a um cinema de grande conceito artístico. Isso se reflete na lista de diretores que serão pesquisados. Os filmes que serão exibidos são obras valiosas marcadas pela personalidade de cada cineasta. Irão servir de tema para as sessões do projeto os seguintes diretores: Andrei Tarkovsky, Krzysztof Kieslowski, Federico Fellini, François Truffaut, Stanley Kubrick, Akira Kurosawa, Werner Herzog, Eduardo Coutinho, Theo Angelopoulos, Wim Wenders, Glauber Rocha, David Lynch, Ingmar Bergman e Luis Buñuel.

Marcelo Domingues, coordenador do núcleo, explica que a intenção do projeto é justamente compartilhar o conhecimento adquirido com a sociedade. A proposta é fazer com o que o Núcleo de Audiovisual não se restrinja aos seus encontros, mas realize ações de inter-relação com o município.

O secretário de Cultura, Clayton Leme, encara este projeto como uma forma de retomar o Cinevídeo Clube Votorantim, interrompido há alguns anos. Além disso, ele diz que todos os núcleos culturais da cidade deverão, em breve, desenvolver ações para compartilhar o conhecimento com a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim