sábado, 28 de maio de 2011

Escola acha filhote de cobra no pátio

Notícia publicada na edição de 28/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A

Filhote de coral falsa estava no pátio de escola no Jd. São Matheus - Por: ALDO V. SILVA

Um filhote de cobra coral falsa, não venenosa, foi encontrado no pátio da Escola Municipal Patrícia Maria dos Santos, no Jardim São Matheus, em Votorantim, por volta das 7h de ontem, horário de início das aulas para os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Funcionárias da escola recolheram o animal e o puseram em uma garrafa pet, furada para que ele pudesse respirar. Mães de alunos reclamam da falta de manutenção da área dos fundos da escola, onde há mato alto e entulho depositado irregularmente.

De acordo com a diretora da escola, Andréa Siqueira Hidalho, a zoonoses e a manutenção escolar foram acionadas. Ela conta que quando o mato cresce muito nas laterais e fundos da escola, a manutenção é feita acionando a própria Secretaria da Educação, mas apenas até cerca de 2 metros ao redor do local. As áreas que passam dessa extensão ficam por conta do Setor de Serviços Públicos da prefeitura. Esta foi a primeira vez que uma cobra foi encontrada na escola e, segundo a diretora, não é constante o aparecimento de outros animais, como ratos e escorpiões, apesar de já ter ocorrido.

Apesar de não ter ocorrido nenhum incidente, mães de alunos e moradores próximos reclamam da falta de manutenção do terreno que fica no final da rua Benedito Galero, perto da escola. Renata Ariana Vieira, 26 anos, mãe de Jenifer, 6, que estuda no local, afirma que mora na rua ao lado e que constantemente encontra animais como aranhas, lagartos e escorpiões. "Tem muita sujeira em volta, algumas pessoas jogam entulho e tem muito mato."

A Prefeitura de Votorantim, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que a manutenção no local é constante, principalmente na escola, que recebe dedetização periódica. Quanto ao aparecimento do filhote de cobra, a administração municipal acredita que tenha ocorrido por conta da Área de Preservação Permanente (APP) que fica próxima do local. "O homem vai avançando e compromete o habitat dos animais." A Prefeitura destacou ainda que "não há tanta sujeira no local", que a coleta de lixo é realizada três vezes por semana, e pede que o despejo irregular de entulho seja denunciado para o Setor de Serviços Públicos pelo telefone (15) 3353-8635, pelo qual também pode ser solicitada limpeza de áreas públicas. O filhote de cobra foi levado ao Corpo de Bombeiros e será reinserido em seu habitat natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim