sexta-feira, 20 de maio de 2011

GRIPE- Campanha de vacinação espera atingir meta hoje

Notícia publicada na edição de 20/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A -


Em Votorantim, a adesão à Campanha de Vacinação ficou um pouco abaixo de Sorocaba



Até ontem, o grupo de pessoas com 60 anos de idade ou mais alcançava o índice de 76,73%, com 45.579 vacinações - Por: Adival B. Pinto


A Secretaria da Saúde de Sorocaba encerra hoje a Campanha de Vacinação contra a Gripe com a imunização de 74,8% dos pacientes dos grupos de risco da cidade. Até ontem, 66.811 pessoas já haviam recebido a vacina, de um universo de 85.288 pacientes identificados para essa etapa. A meta é atingir pelo menos 80% e ontem a imunização parcial alcançava 74,8%. A maior adesão foi verificada entre as crianças de seis meses a um ano e 11 meses, com 9.589 crianças imunizadas, o que corresponde a 80,49% dessa faixa etária. Outro grupo com participação representativa foi o de pessoas com 60 anos de idade ou mais, que atingiu 76,73% dos idosos, com 45.579 vacinações. Até o último boletim divulgado no final de tarde de ontem pela Secretaria da Saúde, as gestantes foram a que menos se envolveram na campanha, com 52,95% de adesão, ou seja, 4.219 imunizações.

 
A coordenadora do Centro de Saúde do Cerrado, Maria Elisabete Garcia, reconhece que no ano passado a movimentação das pessoas em relação a vacinação contra a gripe foi maior porque a campanha envolvia uma parcela mais ampla da população e também havia um receio da população em relação ao contágio do vírus H1N1. "Neste ano, a atenção da comunidade está mais voltada ao surto da dengue e isso pode ter tirado um pouco o foco em relação à campanha contra a gripe". A enfermeira do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, Renata Guida Caldeira, alerta que as pessoas que ainda não tomaram a vacina devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde para se imunizar. "A vacinação é muito importante para proteger as pessoas contra as formas mais graves de infecção pelo vírus da gripe e também de suas complicações", ressalta.

Em Votorantim, a adesão à Campanha de Vacinação ficou um pouco abaixo de Sorocaba. De um grupo total de 13.752 pacientes identificados dentro dos grupos de risco, 9.967 haviam recebido a vacina até o final da tarde de ontem, o que corresponde a 69,26%. A Secretaria de Saúde do município não disponibilizou o número de imunizações por grupo.

Busca pela prevenção

 
A dona de casa Carmem Rosa da Silva Prado, 64 anos, quase perdeu o prazo da campanha porque esperava se recuperar de uma forte gripe que havia pego recentemente. "Achei melhor ficar mais resistente antes de tomar a vacina, pois poderia dar uma reação. Mas sempre faço questão de tomar para evitar pegar algo mais forte durante o inverno", diz. A aposentada Sônia Maria Carcanholo, 62 anos, conta que desde que começou a tomar a vacina tem se livrado de ficar doente.

 
"Eu aconselho todos a tomarem como forma de ser prevenir. Não custa nada e pode até salvar uma vida, pois uma gripe pode levar a algo mais grave". Benedito de Campos, de 61 anos, reconhece que muitas pessoas não têm se preocupado em receber a vacina por não considerar importante. "Eu não deixo de tomar. Até agora não tinha tido tempo, mas antes que terminasse o prazo dei um jeito de passar no posto. A saúde da gente tem que estar em primeiro lugar", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim