quarta-feira, 25 de maio de 2011

Polícia Civil faz mudanças em distritos de Sorocaba e região

Notícia publicada na edição de 25/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A
Marcelo Roma


Reorganização reduz unidades e pretende agilizar investigações e inquéritos



Para delegado seccional André Moron é um processo sem volta - Por: Arquivo JCS/Emídio Marques


A Delegacia Seccional de Sorocaba prossegue com o processo de reorganização dos distritos policiais, executado em Sorocaba, Itu, Salto e Votorantim. Equipes de dois ou três DPs estão sendo concentradas numa só unidade. Com isso, o prédio de alguns DPs serão fechados. Em Sorocaba, o 11º DP (Jardim São Guilherme) foi "aglutinado" com o 8º DP no prédio da avenida Ipanema, 2.840, onde já funciona o plantão policial norte. Outras mudanças estão programadas. O delegado seccional André Moron explica que a reorganização administrativa da Polícia Civil ocorre também em outras regiões do Estado e segue uma estratégia de política de governo. O principal objetivo, segundo ele, é aproveitar melhor o trabalho de delegados, investigadores e escrivães. Com a reorganização, a Polícia Civil pretende agilizar investigações e a conclusão de inquéritos.

Conforme Moron, antes havia uma ideia de expansão dos DPs, que se não se mostrou lógica para a função essencial da Polícia Civil, que é solucionar crimes. Em Sorocaba o 12º DP já havia sido criado, apesar de nunca ter sido instalado. Atualmente (com a desativação do prédio do 11º DP) existem dez DPs em Sorocaba e mais cinco delegacias especializadas, além da Delegacia de Trânsito (Ciretran). O número de policiais na cidade não é suficiente para manter os onze DPs, diz o delegado seccional. Até o final do ano 112 escrivães e investigadores deverão ser designados para os municípios da Delegacia Seccional (Sorocaba e mais 17), adianta Moron. A reorganização administrativa porém, com o fechamento de algumas unidades, é um processo definido e sem volta.

Moron exemplifica com uma situação em que um investigador ou agente de cada distrito policial é responsável pelo expediente diário de levar e buscar documentos no Fórum, outras delegacias e repartições. Com a concentração de policiais num único lugar, sobra um ou mais que vão atuar diretamente na investigação ou outra função necessária. Outra mudança prevista em Sorocaba é a aglutinação do 4º e 9º DPs num prédio maior na avenida Salvador Milego, Jardim Vera Cruz. Atualmente, a parte de inteligência está no prédio do 9º e a de Polícia Judiciária no 4º. As equipes do 2º, 7º e 10º DPs serão reunidas num prédio possivelmente na Vila Hortênsia, ainda a ser definido, diz Moron.

O 7º DP é uma situação especial. Apesar da transferência da maior parte dos policiais, a unidade no bairro Brigadeiro Tobias não será fechada e continuará a registrar boletins de ocorrência, servindo como uma base de polícia comunitária. Policiais militares e guardas civis municipais utilizam a unidade para paradas regulares durante o patrulhamento. O 7º DP também atende crimes contra animais. O 1º, 3º, 5º e 6º DPs por enquanto continuam como estão, de acordo com o delegado seccional. Nessa primeira fase da reorganização, não serão afetados. Moron ressalta que as mudanças também vão redefinir as áreas dos distritos policiais, a partir do crescimento da cidade e volume de ocorrências. A Delegacia da Infância e Juventude (Diju) irá para o prédio do 4º DP, no bairro Trujillo.

Há estudos da Delegacia Seccional para a criação de uma "central de flagrantes", que desafogaria os dois plantões, e de uma delegacia exclusiva para crimes de baixo potencial ofensivo. Desde a semana passada, as ocorrências apresentadas pela Polícia Militar que não são flagrantes estão sendo dirigidas aos DPs. A meta, segundo Moron, é reduzir o tempo de espera nos plantões e liberar os PMs mais rápido para o policiamento nas ruas.

Região
Em Itu, a equipe do 2º DP será reunida com a da Delegacia do Município, em junho. O prédio da delegacia será reformado com o reaproveitamento do espaço da antiga cadeia, avisa Moron. O 1º e 3º DPs vão para outro prédio maior entre a Vila Brasil e o centro da cidade. O 4º DP abrange uma área maior e permanece no bairro Cidade Nova.

Os policiais do 2º DP de Salto também serão transferidos para a Delegacia do Município. O 1º DP, no Jardim das Nações, vai para outro prédio maior no mesmo bairro. Em Votorantim, as mudanças já haviam sido anunciadas pelo delegado Carlos Augusto Marinho Martins. O 1º e 2º DPs funcionarão num só lugar a ser definido e policiais do 3º DP vão trabalhar com colegas da delegacia do município. Com a desativação da cadeia feminina, prevista para o fim do ano, a prédio da delegacia será ampliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim