Funcionando há um ano, o Programa de Prevenção a Obesidade Infantil da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votorantim, atende crianças que apresentam problemas com obesidade. O atendimento endocrinológico acontece no Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança, onde elas recebem acompanhamento médico, são encaminhadas para exames que visam avaliar pré-disposição ou apontar para tratamento de doenças associadas a obesidade.
O encaminhamento para o ambulatório de endocrinologia é realizado pelos pediatras das Unidades Básicas de Saúde e envolve uma série de ações, como encontros com nutricionistas, psicólogos e professores de Educação Física. Os encontros, que já beneficiou cerca de 90 crianças, acontecem na primeira e terceira segunda-feira de cada mês das 13h30 às 15h30, onde os pais recebem orientação de profissionais.
Nesta segunda-feira (23), aconteceu o primeiro encontro com um novo grupo de 12 crianças na faixa etária de 4 a 12 anos. Foi abordado o hábito alimentar saudável, preparo dos alimentos e abordagem emocional com os profissionais de nutrição, endocrinologia e psicologia envolvendo paios e filhos.
Uma das mães participantes é Andréia Correia, que iniciou o tratamento para a filha de 12 anos. "Fomos encaminhadas pelo pediatra da Unidade Básica de Saúde do Jardim Serrano. Aqui recebemos várias orientações como mudar nossos hábitos alimentares, além de ensinar nossos filhos a controlar a ansiedade. Só tenho a agradecer por ter iniciado o tratamento à minha filha", contou Andréia.
Segundo a coordenadora do programa, a médica endocrinologista Arlene Matucci de Tardelli, para o desenvolvimento do trabalho, a Secretaria de Saúde desenvolve várias ações envolvendo agentes da saúde e pediatras da rede municipal. A partir do encaminhamento da UBS é agendado a consulta e com a criança e seu responsável fazendo parte de um grupo, onde freqüentarão 4 reuniões durante 2 meses. "Na consulta verificamos se há doenças associadas a obesidade e para o tratamento são realizados exames complementares como colesterol, triglicérides, glicemia, exame de tireóide, entre outros. É muito importante o comprometimento da família na mudança de hábitos alimentares e estímulo à prática de atividade física", explicou a médica Arlene Tardelli.
O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, à rua José Belini, nº 97, no Jardim Paraíso.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.