Notícia publicada na edição de 06/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 10 do caderno A -
Giuliano Bonamim
Recapturados em 18 cidades da região eram fugitivos do sistema carcerário ou tinham mandados de prisão por pensão alimentícia
Polícia Seccional avalia que números estão dentro da normalidade - Por: Emídio Marques
As polícias Civil e Militar recapturaram 349 condenados pela Justiça no primeiro trimestre deste ano na sub-região da Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba. O número corresponde aos fugitivos do sistema carcerário e aos mandados de prisão por pensão alimentícia referentes a 18 municípios. Essa sub-região é dividida em três batalhões. Em Sorocaba, a quantidade de pessoas recapturadas foi de 133 entre janeiro, fevereiro e março. Nas áreas de Itu e Votorantim, o número foi de 216.
O delegado assistente da Seccional de Sorocaba, José Antônio Belotti, calcula que a média de 3,8 fugitivos ou não pagadores de pensão alimentícia recapturados por dia não é alta. "Em se tratando de uma população que chega a aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, o número está dentro de uma média da Polícia", comenta Belotti. Ele não informou os números correspondentes ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em todo o Estado há atualmente 150 mil mandados de prisão. A assessoria de imprensa do governo estadual não soube precisar o número específico de pedidos da Justiça na região de Sorocaba. No ano passado, 45.571 pessoas foram detidas por cumprimento de pedidos de prisão. No mês passado, a Secretaria divulgou números referentes ao município de Sorocaba focados no primeiro trimestre de 2011. Foram registrados 609 casos de furtos de veículos, número 42% maior ao mesmo período de 2010. Essa foi a única modalidade de crime com aumento de ocorrências na cidade, comparado ao ano passado.
A Polícia também prendeu 52 pessoas envolvidas com interceptação, roubo e furtos de veículos em Sorocaba. Já os casos de roubos de veículos, em que as vítimas sofrem algum tipo de coação, tiveram uma acentuada redução. Esse tipo de ocorrência caiu 33% em relação ao mesmo período de 2010, de 120 para 80 casos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.