Notícia publicada na edição de 26/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A
Funcionários da Seobe puxaram três tratores - Por: Adival B. Pinto
Freiras e alunos do colégio Santa Escolástica também participaram - Por: Aldo V. Silva
Funcionários da Seobe puxaram três tratores - Por: Adival B. Pinto
As atividades recreativas e esportivas mudaram ontem a rotina de milhares de pessoas de diferentes meios e faixas etárias. Além de Sorocaba, o Dia do Desafio teve a adesão de pelo menos doze municípios em que o jornal Cruzeiro do Sul circula. Na região a programação incluiu várias modalidades de esportes, brincadeiras, danças, puxar trator e aferição de pressão arterial com exposição educativa sobre as DST e dengue. Em Sorocaba, o desafio envolveu até freiras da Congregação de São Bento. O tradicional evento mobilizou vinte países e mais de 3,5 mil cidades. De acordo com o calendário oficial da organização, os resultados das disputas devem ser divulgados até amanhã.
Sorocaba participa pelo 11.º ano consecutivo, tendo perdido as três últimas edições. Este ano disputou com Baruta, da Venezuela, e Ogan Komering Ulu Timur, Indonésia; Votorantim competiu com Diego Ibarra, da Venezuela; Itapetininga disputou com Villa Canales, da Guatemala; Iperó concorreu com a boliviana Pailón; São Roque com Jocotán, da Guatemala; Boituva (Miranda, Venezuela), Capela do Alto (Itapiúna, Ceará), Itu (Santa Clara, Cuba), Piedade (Apizaco, México), Salto de Pirapora (Manlio Fabio Altamirano, México), Sarapuí (Nicolau Vergueiro, Rio Grande do Sul), São Miguel Arcanjo (Santa Ana, Costa Rica) e Tatuí (Centro Habana, Cuba).
De acordo com o instrutor de atividade física do Sesc Sorocaba, Daniel dos Santos Pereira, os municípios têm até meio-dia de hoje para enviar os dados. Ele esclarece que o evento encerra oficialmente às 21h, mas o prazo é estendido devido à dificuldade de algumas cidades. Pereira explica que logo após a inserção das duas cidades que concorrem entre si o resultado é divulgado automaticamente no site www.diadodesafio.com.br. No ano passado, o resultado atrasou por conta da gripe suína, com casos em algumas cidades que participavam. O Sesc Sorocaba abrange 46 cidades das quais 31 aderiram ao evento.
Movimento e saúde
No Colégio Santa Escolástica, quatro irmãs da Congregação de São Bento calçaram tênis esportivos e movimentaram o corpo no Dia do Desafio. As irmãs Filomena de Cássia Cândido, Regiane Aparecida Pinto, Adriana Ribeiro e Dijanira de Moraes participaram de uma sessão de ginástica, ontem de manhã, acompanhadas de aproximadamente duzentos alunos da escola. As irmãs alongaram os músculos durante 15 minutos, sem abdicar do hábito, e demonstraram disposição na execução dos exercícios. "Dá mais ânimo se exercitar ao lado das crianças, pois elas nos passam muita energia", diz a irmã Adriana.
Funcionários da Câmara de Vereadores de Sorocaba também movimentaram o corpo no Dia do Desafio. O salão de entrada se transformou em uma pista de dança ao som de forró. Em torno de trinta pessoas participaram do evento. De manhã, por volta das 7h30, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) mobilizou os trabalhadores do setor para aquecer numa caminhada pela rua Chile, no bairro Barcelona, e depois puxar três tratores engatados que, engatados, somam quase doze toneladas. É o segundo ano que a Seobe envolve os funcionários do Centro Operacional no Dia do Desafio.
Durante todo o dia foram desenvolvidas ações nos centros esportivos "Doutor Pitico", na Vila Angélica; Vila Gabriel, Jardim Maria Eugênia e bairro Pinheiros. As programações também envolveram comunidades do entorno de Território Jovem do Nova Esperança, Quadra Pública da Vila Sabiá e saída da Praça Frei Baraúna. Ao longo do dia foram oferecidas atividades de ginástica feminina e mista, futebol de campo, futsal, handebol, futebol de campo, oficinas (lutas, vôlei, futsal, ginástica, etc), bicicross, atletismo, basquete e caminhada. Até o Pedala Noturno será contabilizado no Dia do Desafio, com a antecipação da atividade.
A concentração dos ciclistas foi na praça Frei Baraúna. O roteiro incluiu as ruas Cesário Mota, São Bento, 15 de Novembro, Álvaro Soares e Francisco Scarpa, além da avenida Afonso Vergueiro, praça Lions, avenidas Dom Aguirre, Washington Luiz e Antonio Carlos Comitre até o Parque Campolim. O atleta paraplégico Nilton Luiz Aparecido Ignácio, de 35 anos, foi um dos participantes. Ele saiu de casa, no Jardim Santa Esmeralda, por volta das 17h, para conseguir chegar a tempo à Praça Frei Baraúna. Nilton Luiz tem sua cadeira de rodas adaptada por ele próprio, para correr em provas de atletismo.
Pausa no trabalho
Um total de 35 funcionários da Secretaria de Serviços Públicos de Votorantim fizeram uma pausa no trabalho para puxar um trator de pelo menos dez toneladas. A atividade foi às 11h, na praça de eventos. O coordenador de programas da Secretaria de Esportes, Leandro Oliveira, 29 anos, calcula que até esse horário haviam participado do Dia do Desafio cerca de quinhentas pessoas. Durante todo o dia praça de eventos tinha cama elástica, balão pula-pula e escorregador, além da programação especial estendida à unidade básica de saúde do Jardim Tatiana, Green Valley, núcleos do Proame, entre outros locais.
A programação de Votorantim incluiu aferição de pressão com exposição educativa sobre DST e dengue, roda de capoeira, dança de salão e quadrilha da terceira idade. Em Itapetininga as atividades foram concentradas na Praça Marechal Deodoro e Largo dos Amores, além de trios elétricos em várias partes da cidade. Iperó teve aulas de ginástica e trio elétrico em vários locais da cidade, além do Projeto Gol de Letra em George Oetterer. Em São Roque houve artes marciais, aula aberta de step, passeio ciclístico, trio elétricos, sorteio de brindes, entre outros.
História
O Dia do Desafio está em sua 16.ª edição no Brasil. A iniciativa - Challenge Day - foi criada em 1985 no Canadá. É difundido no mundo inteiro por uma entidade alemã que atua na promoção do esporte para todos, a The Association For International Sport for All (Tafisa). A ação ocorre em diversos países a fim de divulgar a importância da vida saudável. Esta será a 16.ª edição no Brasil. Já a cidade de Sorocaba participa desde 1995, tendo vencido onze edições e perdido cinco. Perdeu as três últimas disputas para Chiquimula, Guatemala (2008), Durango, México (2009) e Macau, China, e La Paz, na Bolívia (2010).



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.