Notícia publicada na edição de 26/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno B
Carolina Santana
Festa popular dá suporte à manutenção de obras sociais e filantrópicos
Integrantes do Centro Social São José (foto maior) e do Clube das Mães - Sagrada Família já se preparam para a festa do mês que vem - Por: PEDRO NEGRÃO
Com caráter social, os preparativos para as festividades juninas em Sorocaba e Votorantim já começaram. Em Sorocaba serão 36 entidades trabalhando na 32ª edição da festa que começará dia 2 de junho e segue até dia 19. Em Votorantim são 22 entidades que se preparam para muito trabalho durante os dias do evento que vai de 11 a 26 do mês que vem. Para as entidades, os preparativos são muitos. Voluntários, pesquisa de preços, levantamento de recursos e até mesmo a decoração da barraca são apenas alguns dos itens que devem ser avaliados e programados.
Em Votorantim, o Clube de Mães - Sagrada Família, que funciona na Paróquia São João Batista, trabalha atualmente com um grupo de 14 mães que aprendem a fazer artesanato como forma de geração de renda. Para a 96ª edição da Festa Junina de Votorantim, a entidade prepara-se para participar com a venda de salgados como pastéis, porção de polentas e o famoso cuscuz. Por noite serão 15 voluntários trabalhando no atendimento ao público.
O dinheiro vindo por meio da festa ajudará na compra de material para o artesanato e a continuação do atendimento às famílias, sobretudo às carentes. "Queremos estender o nosso trabalho para os bairros, que às vezes precisam ainda mais desta coisa de geração de renda", revela a presidente da entidade, Sônia Aparecida Francisco Galvan. Ela conta que dependendo do valor arrecadado, o projeto de expansão do projeto pode ser colocado em prática. Segundo ela, além da questão financeira, faltam também voluntários dispostos a doar o tempo e o conhecimento para ajudar no ensino de artesanato.
"Os benefícios são ainda maiores pois além da geração de renda temos também um resgate da auto-estima pois a pessoa vê que pode produzir e ganhar com isto", resume ela. Outra ação social do clube de mães pode ser conferido na farmácia da Paróquia São João Batista, que também recebe ajuda das voluntárias. Na barraquinha da entidade na festa junina, além das comidas, haverá bebidas típicas como o quentão e o vinho quente. Neste ano as peças produzidas pelas mães do clube também serão vendidos para os visitantes.
200 quilos de cebola
Para fazer a tradicional sopa de cebola da Festa Junina de Sorocaba o Centro Social São José comprará, inicialmente 200 quilos de cebola. "A gente costuma comprar direto com o produtor em Piedade", adianta uma das diretoras do centro, Célia de Moraes Santos. A pouco mais de uma semana para o início da festa, Célia conta que ainda há detalhes para serem acertados. A escala para os dias do evento e a pesquisa de preço dos produtos e ingredientes fazem parte dos preparativos para a festa.
Célia comenta que o atendimento a famílias carentes é o principal mote da entidade. Doação de cestas básicas para pessoas de baixa renda e a realização de cursos para a terceira idade são algumas das ações realizadas no Centro. Para a Festa Junina, o cálculo é que sejam necessárias pelo menos 10 pessoas por noite. A diretora destaca porém que, além dos voluntários que ficarão na festa, outros trabalharão na confecção da sopa.
"A maior parte das coisas a gente faz na véspera mas tem coisas que precisamos fazer no dia. Como trabalhamos com comida tem que ser tudo fresquinho", comentou a diretora. A escala, assim como o número total de voluntários que trabalharão no evento ainda não foi definido. Os detalhes são definidos em reuniões que estão sendo realizadas durante esta semana. Célia foi designada para fazer a pesquisa de preços. Os refrigerantes são fornecidos por um patrocinador do evento e na lista de compra estão os ingredientes como vinho, queijo e pães.
O dinheiro arrecadado durante a festa junina reforça o caixa da entidade que recebe, mensalmente, R$ 2.600 da prefeitura. Célia lembra que no ano passado o valor levantado na festa foi usado na reforma da cozinha e instalação de alarme no prédio da entidade. "O que recebemos não é suficiente para manter o funcionamento da entidade. O que falta a gente tem que completar com a organização de eventos como almoços e jantares beneficentes.
As entidades
Em Votorantim a 96ª Festa Junina contará com a presença da Paróquia Nossa Senhora Consolata; Fraternidade Feminina de Votorantim; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Casa de Belém de Votorantim; Paróquia Nossa Senhora Aparecida; Lions Clube de Votorantim; Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV); Associação Beneficente Votorantinense (ABV); Creche São Vicente de Paulo de Votorantim; Conselho Central Imaculada; Grupo Viver Terceira Idade; Clube de Mães - Sagrada Família; Rotary Clube de Votorantim; Paróquia Nossa Senhora do Carmo; Guarda Mirim de Votorantim; Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição; Obra Social Santa Luzia; Associação Filantrópica de Votorantim; Associação Votorantinense de Amparo ao Menor; Grupo de Apoio a Familiares de Adictos; Pro Mulher e Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).
Em Sorocaba, ao todo, há 36 entidades participando do arraial. São elas: Centro Social São José, Ação Comunitária Inhayba, Rotary Club de Sorocaba Centenário, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Transdoreso, GRASA, Integra, Paróquia Santa Maria Madalena, Sociedade Washington Luiz, Apae, Integrar, Lions Clube Sorocaba-Leste, Pastoral Familiar Nossa Senhora Assunção, Pastoral Familiar Paróquia São Luiz Gonzaga, Educandário Santo Agostinho, Casa do Menor de Sorocaba, Comunidade Nossa Senhora do Desterro, Associação Renascer da Ética, Astrahu, Rotary Clube de Sorocaba, Lar São Vicente de Paulo, Conselho Central São Vicente de Paulo, Conselho Particular São Luiz Gonzaga, Conselho Particular São José, Promoção Humana Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, Casa Transitória André Luiz, Afissore, Lafid, Momunes, Dispensário Irmã Sheila, Paróquia São José Operário, Associação dos Ostomizados de Sorocaba e Região, Opai, Paróquia São Bento, AVIQ (Estacionamento) e Casa do Menor (Bilheteria).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.