quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vereadores sugerem Pólo Cultural no lugar da cadeia

Folha de Votorantim
Proposta é instalar no velho prédio a “Escola Livre de Artes”, um espaço de formação e pesquisa em teatro, música, artes visuais, artes plásticas e outras linguagens artísticas

 
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve receber do Legislativo municipal de Votorantim uma sugestão de transformação do atual prédio da Cadeia Pública Feminina de Votorantim, que deve ser desativada ainda este ano, em um Pólo Cultural, através de uma parceria entre o governo do Estado e o Poder Público local. Requerimento neste sentido, com cópia enviada também ao prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), foi aprovado esta semana pela Câmara Municipal.

De acordo com a propositura assinada por todos os vereadores, a Associação Cultural, Educacional e Beneficente “Cultura Votorantim” tem o objetivo de desenvolver o projeto “Escola Livre de Artes de Votorantim”, naquele espaço, obtendo parceria entre Governo do Estado, Prefeitura, empresários, agentes culturais, arte-educadores, ONGs, associações e a sociedade como um todo, com o propósito de abrigar o desenvolvimento artístico.

“Será um espaço de formação e pesquisa nas áreas teatral, musical, artes visuais, artes plásticas e também em outras linguagens artísticas, nas quais os alunos possam contar com uma pedagogia diferenciada, no sentido de levar o indivíduo a uma reflexão do entendimento da “cultura”. Além da formação técnica, também se propõe o desenvolvimento de eventos e ações socioculturais”, especificam os vereadores.

No requerimento também é citado o exemplo ocorrido na cidade de Jundiaí - SP, onde uma cadeia pública foi desativada recentemente, e o local, após demolido, poderá dar espaço para a área de saúde; a Associação Cultura Votorantim sugere ao Governo do Estado de São Paulo que transfira as dependências da cadeia feminina para a Secretaria Estadual de Cultura, que poderá transformar o mesmo prédio, após reformado, em um Centro Cultural, administrado pela própria Secretaria, como uma Oficina Cultural ou em parceria com entidades, associações ou ONGs, prestando assim grande contribuição à população votorantinense, que há muitos anos convive com a Cadeia em plena região central da cidade, e que aceitou prontamente a construção de um complexo penitenciário que beneficiou cidades de todo o estado de São Paulo.

Os vereadores ainda informaram que é de consenso do Prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), a transformação da Cadeia Feminina de Votorantim em um Centro Cultural. “Seria uma decisão acertada transformá-lo num Centro Cultural, pois é possível oferecer boas oportunidades educacionais às crianças e aos adolescentes”, detalharam o vereadores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim