Folha de Votorantim
A integrante do Coletivo O¹², Tati Almeida, participa, nesta sexta e sábado, em São Paulo, de um curso de Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, ministrado por Lala Deheinzelin, assessora internacional da Organização das Nações Unidas (ONU). Tati irá acompanhada de Douglas Pereira, co-fundador e ex-integrante do O¹², envolvido com causas ambientais. Ambos participarão do curso como bolsistas convidados.
Esta é a segunda vez que o evento terá a presença do Coletivo O¹², formado também por Thiago Alixandre, Vera Almeida, Preta Ribeiro, Ariane Sampaio, Lidi Domingues e Rafael Bricoli. Em maio de 2010, Thiago Alixandre participou, também como bolsista convidado, do primeiro curso que Lala realizou no Brasil.
Lala difunde o pensamento de economia criativa e desenvolvimento sustentável em diversos países do mundo há mais de cinco anos, pela ONU e por outras grandes instituições. Ela também é criadora da Enthusiasmo Cultural, empresa que promove cursos, palestras, lançamentos de livros e atividades com foco em economia da cultura e sustentabilidade. O envolvimento de Lala com o tema é uma militância. É de onde vem sua proximidade e admiração com o Coletivo O¹², que possui destacada atuação no que diz respeito a economia criativa e sustentabilidade.
Em seus três anos de existência, o Coletivo O¹² organiza sua economia através da Associação Amigos do O12 (AAO12), mecanismo que reúne membros colaboradores de todos os cantos do Brasil. A ação política do grupo já rendeu importantes críticas e convites para palestras. Além disso, o Coletivo O¹² recebeu, nesse período, três premiações do Ministério da Cultura.
Em depoimento para vídeo institucional do O¹², Lala afirma, diretamente do pavilhão da ONU em Xangai, que a experiência realizada em Votorantim é um de seus exemplos prediletos e bem sucedidos no mundo. Ao falar do futuro da economia e da sustentabilidade na cultura, Lala diz que o coletivo votorantinense já opera em modelos que serão cada vez mais necessários, como redes colaborativas, articulações criativas e transdiciplinaridade profissional.
Privilegiados
Tati Almeida afirma que entrar em contato com o conhecimento produzido por Lala Deheinzelin é um privilégio. “Ir a esse curso se faz muito importante, pois trarei informações preciosas que modificarão ainda mais as ações do O¹² e que contribuirão para o desenvolvimento da nossa cidade.”
Douglas Pereira diz que o curso será imprescindível para que ele tenha mais parâmetros e ferramentas para o que almeja. “Eu estudo teatro, sou apaixonado por biologia e quero desenvolver projetos de educação ambiental. Ou seja, meu futuro desejável está atravessado pela causa da cultura, que é onde educação, comportamento e ambiente se encontram. A Lala fala de como a economia se organiza nesse campo e por isso será tão importante aproveitar essa possibilidade.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.