segunda-feira, 9 de maio de 2011

Votorantim: Prefeito participa de marcha em Brasília

Ipanema online


Juliana Moraes/Jornal Ipanema


O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), participa nesta segunda-feira (9) da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. De acordo com Pivetta, um dos objetivos da marcha é debater com outros prefeitos, temas como a regulamentação da emenda 29, que prevê fixação de gastos mínimos da União com a saúde, a divisão dos royalties de petróleo do pré-sal entre os municípios, a reforma política e tributária.
Para o prefeito, com a reunião os chefes do executivo passam a ter mais força nas negociações com o gverno federal. “Até porque, atualmente, o governo federal fez a expansão de salários, de emprego, do crédito, mas o poder público continua com a mesma estrutura orçamentária, tributária e dos marcos legais que tinha 20 anos atrás. Então, não estamos conseguindo, enquanto prefeitos, dar novas respostas às demandas que estão surgindo. Daí justamente a necessidade de uma reforma de Estado”.
Um novo ideal é tentar formular uma marcha dos prefeitos paulistas, para discutir o pacto federativo, porque os municípios ficaram com um encargo muito grande, informa Pivetta. Segundo ele, a previsão é de que entre junho e julho seja feita uma nova tentativa para formar esta marcha.
Com tantas necessidades, a marcha se tornou uma oportunidade importante para conquista de novos espaços. “Uma das coisas que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva fez foi recepcionar os prefeitos e criar um ministério onde seus responsáveis estão a nossa disposição para tirar dúvidas dos programas, processos e o andamento de procedimentos pendentes, formular programas. Temos um canal direto de diálogo com as pastas federais”, explicou.
São resultados da marcha, a criação da secretaria de Relações Institucionais, o ministério das Cidades e a mudança da lei de licitação de merenda escolar, que está no Congresso aguardando votação.
Segundo Pivetta, estão previstos para a terça-feira (10) os seguintes assuntos para discussão: o impacto da lei do piso salarial do magistério nos municípios, práticas de gestão em saúde pública e a questão do crack, que está sendo colocada em discussão pelas prefeituras.
Em cada dia da marcha são discutidos temas pré-determinados e os encontros são temáticos. A presidenta Dilma Rousseff deverá se reunir com os prefeitos na quinta-feira (12), às 17h. Entretanto Pivetta informou que retornará antes para Votorantim.
Edição: Ariana Ayres

Ouça a entrevista:
http://www.jornalipanema.com.br/novo/Política/VOTORANTIM:+PREFEITO+PARTICIPA+DE+MARCHA+EM+BRASILIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim