O auditório para 200 pessoas da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) parecia pequeno para tanta animação - Por: Erick Pinheiro
Teve criança que saiu reclamando de dor na garganta por ter gritado tanto no dia da premiação do Concurso "Meio Ambiente: Nós conhecemos e fazemos", promovido pelo jornal Cruzeiro do Sul/Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que teve como objetivo incentivar hábitos ecologicamente saudáveis e corretos. Cerca de 170 alunos de escolas municipais de Sorocaba e Votorantim, além de seus professores, estiveram no auditório da FUA, no dia 9 de junho, para uma tarde de festa e muita diversão.
Alunos e professores receberam as camisetas do concurso, participaram de sorteio de livros distribuídos pela equipe de reportagem do Cruzeirinho, saborearam um gostoso lanche e ganharam kits de doces e joguinhos. Teve também muita diversão com as palhaçadas da dupla Teleco e Teco, que já tem na bagagem inclusive um DVD com brincadeiras e temas que falam sobre educação e preservação da natureza. Os palhaços, que já participaram de vários programas de televisão e de campanhas sociais, distribuíram bonequinhos e jogos educativos que levam os seus nomes e lembraram que brevemente farão um show na região.
A professora do curso de pedagogia da Ufscar, Fabiana Colombo, tratou de maneira irreverente os temas diferenças e aceitação ao contar a história das zebras que não tinham listras, prendendo a atenção de crianças e adultos que ficaram ansiosos para saber o desfecho da narração. É importante destacar que todos repetiam em coro com a professora o trecho da história..."uma listra preta e uma listra branca..."
Concurso
O concurso ambiental foi dividido em três categorias: Seres Vivos, para 1º e 2º anos, Recursos Hídricos, para 3º e 4º anos, e Consumo Consciente, para 4ª série (Sorocaba) e 5º ano (Votorantim). A redação do jornal Cruzeiro do Sul recebeu 150 painéis que destacavam ações educativas selecionadas e propostas por cada classe. O júri, formado por quatro educadores, analisaram o cumprimento do regulamento e optaram por valorizar painéis que demonstrassem coletividade, com desenhos, recortes, colagens e outras formas de linguagem dos alunos. Durante o evento, o presidente da FUA, Laelso Rodrigues, falou sobre o suplemento Cruzeirinho, que chega aos alunos das escolas municipais de Sorocaba e Votorantim por meio do projeto Ler é Prazer. "O Cruzeirinho é feito para vocês, pensando em vocês", disse às crianças. "É por isso que não há nem publicidade nesse caderno". Laelso disse estar orgulhoso e feliz em poder entregar prêmios por projetos que ressaltam o cuidado com o meio ambiente.
Os prêmios
Diretoras e professoras das classes vencedoras receberam os prêmios das mãos do presidente da FUA, Laelso Rodrigues, e de alguns integrantes da Diretoria Executiva do jornal. Foram entregues kits com binóculo e lupa às escolas premiadas e os professores das classes vencedoras ganharam um notebook. Como prêmio coletivo cada classe ganhou um passeio. Alunos vencedores da Categoria Seres Vivos vão para o Sítio Capuavinha, da Categoria Recursos Hídricos irão para o Zoológico de São Paulo e da Categoria Consumo Consciente vão conhecer o Parque Estadual Carlos Botelho, em São Miguel Arcanjo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.