Notícia publicada na edição de 01/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 011 do caderno A
O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), assinou ontem contrato com a empresa Termob Terceirizada, que ficará responsável por atuar junto com a Seção de Zoonoses do município no combate ao mosquito da dengue. O contrato de dois meses terá um custo de R$ 77,9 mil à administração municipal.
Segundo o prefeito, o reforço faz parte de uma estratégia do município para tentar zerar os casos de transmissão da doença, que neste ano já somaram 248 casos confirmados. Ele diz que o maior pico de contaminação foi registrado entre os meses de abril e maio, sendo que no prazo de apenas um mês dobraram o número de pacientes no município. Em 2010, Votorantim registrou apenas 81 casos da doença.
A maior concentração de casos de dengue está nos bairros que fazem divisa com Sorocaba, como Jardim Novo Mundo, Parque Bela Vista e Jardim Toledo, que juntos somam 107 casos, ou seja, 43,1% do total de pacientes infectados na cidade. "A rodovia Raposo Tavares tem sido a porta de entrada da dengue em Votorantim". Ele estima que obras realizadas no entorno da rodovia podem ter contribuído para a presença de criadouros do mosquito.
O prefeito acredita, no entanto, que a partir das próximas semanas ocorra um recuo no volume de novas contaminações, sendo que atualmente 43 pacientes com suspeita de dengue aguardam resultado do exame para confirmação. "O clima mais frio é menos propício para a procriação do mosquito, mas é importante que a população se mantenha atenta e elimine todos os possíveis focos", afirma.
Além da contratação da empresa terceirizada, o prefeito disse que a Prefeitura vai abrir concurso público para a contratação de vinte visitadores sanitários que passarão a integrar a equipe de Zoonoses. Segundo ele, atualmente essa função é exercida pelos auxiliares de campo, que foram deslocados de outras funções para atuar no combate à dengue. "Nossa intenção é ter uma equipe fixa para trabalhar no combate e prevenção da doença durante todo o ano". O concurso público deverá ser aberto no prazo de até 90 dias. "Se houver necessidade prorrogaremos o contrato com a empresa para que o trabalho não seja interrompido", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.