quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi terá celebração única

Notícia publicada na edição de 23/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A
 Regina Helena Santos


Igreja católica opta por reunir fiéis de todas as paróquias. Em Sorocaba, será na praça central



Arcebispo dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues presidirá a missa de hoje, às 9h, em frente à Catedral - Por: ARQUIVO JCS/ALDO V. SILVA

Os católicos de Sorocaba e Votorantim comemorarão o dia de Corpus Christi - festa que enaltece a presença do Corpo de Cristo da Eucaristia - em cerimônias únicas que reunirão os párocos e fiéis de todas comunidades em celebrações campais. A decisão atende uma determinação do arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, e foi tomada em conjunto, entre todos os padres da arquidiocese, ainda em 2009. Desde aquele ano, as celebrações da data se alternam entre atividades conjuntas, em anos ímpares, e ações individuais de cada paróquia, em anos pares. Além da mudança do local de realização das missas, o esquema também faz com que, nos anos de celebração única, as paróquias não confeccionem os tradicionais tapetes de Corpus Christi pelas ruas dos bairros. Hoje, Sorocaba não terá nenhum deles e Votorantim terá um único, de cerca de 130 metros, em frente à entrada da igreja matriz de São João Batista.


Em Sorocaba, com o tema "Eucaristia: Alimento, Reconciliação e Presença", a celebração de Corpus Christi acontece às 9h, na Praça Coronel Fernando Prestes, em frente à catedral, e será presidida por dom Eduardo. Segundo o padre Tadeu Rocha Morais, após a missa haverá a bênção solene com o Santíssimo Sacramento. Além do tapete, também não haverá procissão. "No caso da catedral, o tapete teria que ser montado na praça. Porém, a Prefeitura acaba de fazer uma obra, substituir o piso, e sabemos que materiais usados nos tapetes mancham", comentou. O pároco, entretanto, deixou claro que a decisão sobre a não confecção do tapete não atende a nenhuma determinação da administração municipal. "Eles nos perguntaram se faríamos, porque precisariam forrar o piso. Mas decidimos não fazer".


Sobre a concentração de todos os fiéis numa única cerimônia, o padre salientou o próprio significado da comemoração católica. "O Corpus Christi é uma festa data dos séculos XII e XIII, que existe para a pública manifestação dos católicos de fé na real presença de Jesus no pão e no vinho. É uma festa grandiosa", explicou o padre, lembrando de um dos principais motivos que fizeram com que o presbitério decidisse por intercalar anos de celebração única - com reunião de um maior número de fiéis - e ações pulverizadas. "Não podemos esquecer que a cidade é uma unidade. Por outro lado, também não podemos deixar de valorizar as festividades locais. Nos anos pares, as comunidades continuam a desenvolver os tapetes". Apesar da missa unificada, as paróquias sorocabanas também organizam suas missas de hoje, porém estas devem ocorrer nas comunidades no período da noite.


Votorantim


Em Votorantim, apesar da cerimônia também unificada - que acontece com missa na praça Zeca Padeiro, ao lado da Prefeitura, a partir das 9h - as quatro comunidades da igreja matriz de São João Batista trabalham, desde às 4 horas da manhã de hoje, na confecção de um tapete de 130 metros, ligando a entrada da igreja até a avenida São João. Depois da celebração, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento até o templo. Além de Votorantim, as demais cidades da Arquidiocese de Sorocaba - Porto Feliz, Boituva, Piedade, Tietê e Cerquilho - também reunirão todas as comunidades locais numa única celebração. Segundo a história e tradição católica, a festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.


Itu

Em Itu, a tradição dos tapetes com serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, tampinhas de garrafas, palha de arroz e flores se mantém. A famosa procissão da igreja matriz acontece a partir das 15h, e passará pela rua Barão de Itaim, praça da Independência, rua Floriano Peixoto, praça Padre Anchieta e rua Paula Souza. A confecção dos tapetes começa logo cedo, às 7h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim