Notícia publicada na edição de 30/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A
A forma certa de conduzir uma pessoa cega, a importância de fixar a cadeira de rodas corretamente no transporte coletivo e como se comunicar com um surdo foram algumas dicas passadas por deficientes físicos usuários do sistema de transporte a agentes de bordo, durante um curso de capacitação para a categoria. As necessidades de deficientes e idosos fazem parte programa do 1.º Curso de Capacitação de Agentes de Bordo que teve início ontem, no Jardim Serrano, em Votorantim. O evento encerra hoje com a participação de quase duzentos funcionários de empresas do transporte coletivo de Sorocaba e Votorantim.
Contratado como agente de bordo há um ano, Raimundo Vagner Branco, de 28 anos, afirma que uma das maiores dificuldades que enfrenta é a falta de colaboração dos usuários que não respeitam a lei dos lugares reservados (gestantes, mulheres com crianças de colo, idosos e deficientes físicos). "Não cedem o lugar. Falta de sensibilidade, mas é lei", ressalta. Raimundo confessa que não sabia como "lidar" com cegos. "Tem a forma certa de guiar." Sheili Almeida de Brito, 29, conta que o curso deve ajudar sobremaneira a entender o comportamento dos usuários e suas necessidades. Sheili conta que nos três anos e meio em que atua na função passou por vários treinamentos, mas esta é a primeira vez que os deficientes participam para contar de suas necessidades. A agente atua em Sorocaba e Votorantim. A demanda é grande de idosos e deficientes nas linhas, observa. "Esse curso vai ser muito valioso para nós", finaliza Raimundo.
Agentes
As empresas de transportes coletivos de Sorocaba têm, atualmente, 160 agentes de bordos contratados, mas, no próximo ano, entre os meses de janeiro e março, o quadro deve ser ampliado com outros cinquenta profissionais, afirma o diretor de planejamento da Urbes, Sérgio Pires de Abreu. Ele explica que todas as linhas são atendidas em esquema de rodízio, mas alguns trajetos têm a presença dos agentes de forma mais efetiva devido à demanda de deficientes e idosos, tais como Campolim, Vila Hortênsia, Ipatinga, Laranjeiras, Central Parque, Éden, Cajuru e Mineirão.
O gerente de fiscalização em transporte urbano, Marlon Lopes, afirma que a queda da receita tem sido significativa. Embora a função tenha sido criada para dar suporte ao motorista, o agente de bordo tem se profissionalizado e tem sua função definida com foco no usuário, destaca o diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região, Adalberto de Souza Carvalho. Além do atendimento aos usuários e suas necessidades, inclusive na atenção aos assentos preferenciais, a presença de um segundo profissional no ônibus ajuda a coibir a evasão de renda, garante o diretor do sindicato. "A população é quem ganha com tudo isso", ressalta ele. De acordo com a assessoria do sindicato, Votorantim soma cinquenta agentes de bordo.
Usuários e lei
Hoje haverá aula sobre Primeiros Socorros e prevenção de acidentes pelo Corpo de Bombeiros, testes práticos de funcionamento do elevador para cadeirantes e de tratamento a idosos e pessoas com necessidades especiais; entrega dos certificados de conclusão e encerramento do curso, previsto para as 18h. O evento tem apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Associação Sorocabana de Atendimento para Deficientes Visuais de Sorocaba e Região (Asac), Associação dos Deficientes da Região de Sorocaba (Aderes), Integra (deficiente auditivo) e do Sindicato dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos da Região de Sorocaba (Sintapi).
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