quinta-feira, 21 de julho de 2011

Com sucesso internacional, pianista de Votorantim se apresenta na cidade natal

Notícia publicada na edição de 21/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno C

Rolim estuda nos EUA e já recebeu diversos prêmios internacionais - Por: DIVULGAÇÃO


Com uma carreira sólida e apresentações ao redor do mundo, o pianista votorantinense Ronaldo Rolim, de 25 anos, aproveita o período de férias para apresentar hoje um recital em sua cidade natal, às 20h, no Salão Social da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo).  

Convidado pela Academia Votorantinense de Letras para apresentar seu trabalho, o músico adianta que o repertório será uma "surpresa" para os conterrâneos, mas não esconde a emoção de tocar em casa, e ainda receber o título de Acadêmico Honorário da instituição. "É uma experiência interessante tocar para uma plateia que te viu crescendo, que testemunhou o esforço para chegar onde eu estou , é legal compartilhar. Mas sempre que posso estou aqui, pelo menos duas vezes ao ano", conta Rolim, que retorna aos Estados Unidos da América, onde mora e estuda, na próxima semana.

O músico, que vem se destacando como um importante nome da nova geração do piano brasileiro, iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos quatro anos de idade. Em 1998, obteve bolsa integral para estudar na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo, onde foi orientado pelos professores Zilda Candida dos Santos e Armando Fava Filho. Em 2005, após vencer o Grande Concurso Magda Tagliaferro, Ronaldo transferiu-se para os EUA, onde estudou com o pianista Flavio Varani na Oakland University, em Michigan. Neste meio tempo, realizou diversos recitais e se apresentou frente à Pontiac Symphony Orchestra interpretando o Concerto No.3 de Prokofiev, sob regência de Greg Cunningham. Em 2007, Ronaldo foi aceito no prestigiado Peabody Conservatory, em Baltimore (EUA), na classe do renomado pianista Benjamin Pasternack, onde concluiu bacharelado e mestrado em Piano Performance; em virtude de seu desempenho artístico e acadêmico, foi agraciado com o Pauline Favin Memorial Award in Piano.

Com mais de 20 premiações em concursos no Brasil e no exterior, o último feito do votorantinense foi vencer, em 2011, o Bösendorfer International Piano Competition no Arizona (EUA).


Reconhecimento internacional


Para Rolim, uma característica "provinciana" do Brasil é de valorizar o músico nativo apenas depois que ele consegue o reconhecimento fora do país. "Nós temos muitos jovens músicos brasileiros espalhados pelo mundo, não sou ma exceção. O Brasil ainda não oferece as oportunidades ideais e fora eles respeitam os músicos, independente da nacionalidade. Quem se propõe buscar um lugar ao sol, já é digno de algum respeito. Infelizmente precisamos, primeiro, ser reconhecidos no exterior", desabafa Rolim que volta ao Brasil em outubro, para cumprir uma agenda com apresentações solo e em duo com o celista Kayami Satomi, além de ser solista convidado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O Rrcital de hoje terá duração de 50 minutos e os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Apevo, na rua Antonio Fernandes, 50, Centro, ou na Rua Antonio Pinto, 63, Jardim Icatu, com o Presidente da Academia (marcando um horário pelos telefones para a retirada : 15-3247-2952-/ 9115-9495 / 8148-6207), ambos em Votorantim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim