Notícia publicada na edição de 21/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno B -
O auxílio veio de dois escritórios. Um deles é o Rosenbaum, do designer Marcelo Rosenbaum - Por: DIVULGAÇÃO
Onze estudantes universitários, dois escritórios de arquitetura e um só ideal: a construção da nova sede da ong Lua Nova que será em Votorantim. O projeto, apresentado em São Paulo no início da semana, tem custo previsto em R$ 3 milhões e conta com apoiadores de peso como o designer Marcelo Rosenbaum e o arquiteto Lourenço Gimenes.
Os alunos foram recrutados em seis faculdades e todos os envolvidos trabalham de forma voluntária. O início de tudo aconteceu quando a presidente e fundadora da entidade, Raquel Barros, partiu em busca de parcerias para a construção de uma nova sede para a Lua Nova que, até o ano passado, estava instalada na cidade de Araçoiaba da Serra.
"Eu sai pedindo ajuda mesmo. Dei a grande sorte de ser apresentada para esses dois escritórios e agora o projeto está se concretizando", alegra-se Raquel. Atualmente, são cerca de 150 mulheres em situação de risco social que fazem parte da ong.
Um projeto e oito dias
Os alunos são da Universidade de São Paulo (USP), Mackenzie, Unip Sorocaba, Faap e Escola da Cidade. Depois de visitar a entidade em Sorocaba o grupo passou a discutir o que seria feito no terreno de 7 mil metros doado pela prefeitura de Votorantim.
Para a elaboração do projeto tanto alunos como os profissionais já formados se encontraram durante oito dias em São Paulo. As ideias foram trabalhadas e o grupo contou com a participação direta das meninas da entidade.
"Não tinha como não querer ajudar", resume o universitário Marcelo Anaf. Ele destaca a experiência de visitar uma entidade como a Lua Nova. "Fomos muito bem acolhidos, bem recebidos e estamos muito felizes em fazer parte deste sonho", diz o estudante.
"Colocar os conhecimentos adquiridos na faculdade a serviço de uma causa social é uma forma de ajudar a sociedade como um todo", completa.
Doação para comunidade
O terreno doado pela prefeitura de Votorantim fica afastado do centro da cidade. Por ali, afirma o grupo, são poucas opções de lazer. Para ajudar na solução desta questão e oferecer um espaço de socialização para as meninas, parte do terreno será transformado em uma praça que será doada à comunidade.
"Teremos uma creche e um espaço de geração de renda", explica o arquiteto Gimenes. A ideia, segundo ele, é que a creche atenda tanto os filhos das integrantes da Lua Nova como outras crianças da comunidade.
Outro espaço será destinado à venda dos produtos feitos pelas meninas. São bonecas de pano, outros artesanatos, produtos da padaria comunitária e até mesmo o famoso tijolo ecológico, fabricado por elas. "Ali elas vão se mostrar para a comunidade, mostrar os trabalhos que são feitos e, claro, gerar renda", explica a aluna Mirela Caetano.
Personagem ajudou
Na parte interna da entidade haverá uma segunda praça. Esta, porém, será exclusiva para a entidade. Neste primeiro espaço interno também ficarão as áreas administrativas e a recepção da entidade.
"Imaginamos uma menina chegando para receber atendimento. Criamos uma personagem e fomos imaginando as impressões, sensações e sentimentos", contou Mirela Caetano, também aluna de arquitetura. Com base nessas impressões e com a ajuda das meninas (que passaram na pele a experiência do acolhimento) os detalhes foram definidos.
Os desníveis do terreno serão usados em favor da construção e os espaços destinados exclusivamente às meninas ficará na parte mais baixa do terreno. Esta estratégia garante a privacidade necessária.
Padrinhos de peso
Quando a entidade ficou sem sede própria, a fundadora não hesitou em sair em busca de ajuda. O auxílio veio de dois escritórios, um deles foi o Rosenbaum, do designer Marcelo Rosenbaum, o outro foi o FGMF, de arquitetura.
Rosenbaum se tornou conhecido depois de começar a participar do quadro "Lar doce lar" do programa global Caldeirão do Huck. De acordo com a assessoria de imprensa do designer o projeto não deve ser levado ao programa que vai ao ar nas tardes de sábado.
Lua Nova
Fortalecer a autoestima e o direito à maternidade com responsabilidade entre jovens mães em situação de risco é o principal propósito da Associação Lua Nova. A ong, através do trabalho com as mães, procura propiciar uma infância alegre e uma formação psíquica saudável às crianças. O objetivo é transformar as participantes em agentes transformadoras da própria vida e que, assim, exercitem com maior freqüência seus direitos humanos, especialmente os sexuais e reprodutivos. Os eixos básicos de atuação da entidade são cidadania, maternidade, sexualidade, combate ao uso de drogas e sustentabilidade. Neles, trabalham-se aspectos relacionados ao respeito, às regras, à responsabilidade e direitos e deveres.
Além dos escritórios de arquitetura, a construção da nova sede da entidade já conta com o apoio do Instituto Vivo, Itautec, Bauduco, FAU-USP e Wzarzur Investimentos e Incorporações. Mais informações sobre o andamento dos planos podem ser obtidas no site de Marcelo Rosenbaum (http://www.rosenbaum.com.br) ou pelo Facebook na página Workshop 2x11x1 Lua Nova.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.