sábado, 2 de julho de 2011

DIA DO BOMBEIRO - Data é comemorada com prova de resistência

Notícia publicada na edição de 02/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A

Regina Helena Santos

Ao todo, 28 bombeiros participaram das provas ontem - Por: Aldo V. Silva

 
 
Uma prova de resistência com obstáculos que, para serem vencidos, exigiram muita força e disposição física. Foi assim que os bombeiros do 15º Grupamento, que inclui Sorocaba e outras 49 cidades da região, comemoraram seu dia nacional, lembrado hoje. O desafio aconteceu na manhã de ontem, na praça da pista de caminhada do Campolim, e atraiu a atenção de quem passava pelo local. Ao todo, 28 bombeiros voluntários - cada qual representando uma base ou posto de atendimento - realizaram o desafio com cinco etapas: ascensão e içamento de material, transporte da vítima, deslocamento de trilho, passagem num túnel e maneabilidade das mangueiras. Todos ganharam medalhas pela participação e os três melhores colocados, com o menor tempo, receberam troféus.

 
O primeiro lugar na competição ficou com o soldado Oliviano Alex Valim, do posto de Votorantim, que completou a prova em 3 minutos e 8 segundos. O 2º sargento Clóvis Luiz dos Santos, do posto do Cerrado, ganhou em 2º lugar, com 4 segundos a mais. Com o mesmo tempo, o soldado Rodrigo de Oliveira Maia, do posto de Itapetininga, foi o terceiro colocado, com base no critério de desempate pela idade. De acordo com o tenente João Luiz Gomes Carneiro, a competição, que já acontece há cinco anos em Sorocaba, tem como objetivo promover a integração da corporação e é realizada sempre em locais públicos - em anos anteriores aconteceu na praça Coronel Fernando Prestes e no Paço Municipal - para que fique mais próxima da comunidade.

"Somos uma tropa que treina dentro do quartel, por isso ações como estas são importantes, para a população conhecer o nosso trabalho." No primeiro desafio, os soldados precisaram içar um material pesado para cima de um andaime, numa simulação de ocorrência num local elevado. Na sequência, percorreram alguns metros com outro bombeiro carregado nas costas, como se fosse uma vítima. Já o deslocamento de trilho, com uma malha e martelo, exigiu grande força física, assim como a transposição do túnel juntamente com o carregamento de bombas de líquido gerador de espuma, que pesavam mais de 20 quilos. Para encerrar, a preparação das mangueiras e instalação no caminhão-pipa e uma prova de pontaria, na qual os bombeiros tinham que encher um galão de 20 litros com a água. "Nós bombeiros precisamos ter um bom condicionamento físico e a parte psicológica bem equilibrada. Essas provas cobram agilidade, destreza e resistência", comentou o tenente.

 
Para marcar a data neste final de semana, prossegue até amanhã, na praça de eventos do Esplanada Shopping, uma exposição de materiais e equipamentos que o Corpo de Bombeiros utiliza em incêndios, primeiros socorros, salvamento terrestre, em altura e salvamento aquático, além de ocorrências com produtos perigosos. A criançada poderá ainda conferir a apresentação do fantoche Chamuska e sua turma, hoje, a partir das 19h, sob o comando do sargento Muller, de Itapetininga. As atividades são gratuitas a abertas a todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim