sábado, 2 de julho de 2011

Opções para as férias agitam a criançada

Notícia publicada na edição de 02/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A -
André Moraes



Zoológico Municipal Quinzinho de Barros terá várias atrações para os estudantes em julho - Por: Arquivo JCS/Fábio Rogério



As férias escolares já estão chegando e muitos pais começam a se perguntar: o que fazer para distrair os seus filhos durante cerca de um mês sem aulas? Em Sorocaba, programas especiais desenvolvidos em parques e prédios públicos municipais são as opções de eventos gratuitos de lazer, como o Superférias, que podem ajudar a manter as crianças entretidas. Para os alunos da rede municipal de Sorocaba, as férias chegaram antes, já que desde o dia 27 de junho, segunda-feira, muitos deles estavam em casa, enquanto os que precisavam passar pelo processo de recuperação ainda necessitavam ir até a escola. Em Votorantim, o recesso das escolas municipais começa dia 8, sexta-feira. A grande maioria das escolas particulares encerram no dia 6 suas aulas, para dar entrada ao recesso de julho, segundo o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares. Outras unidades de ensino privadas podem ter aulas depois dessa data, já que o sindicato explica que cada uma faz o seu próprio calendário. Na rede estadual, as férias de julho começam a partir do dia 7 de julho.

 
A dona de casa Simone Lauriano, 37 anos, possui dois filhos, um de 8 e outro de 12 anos, e se preocupa ao tentar imaginar o que fazer para entretê-los durante o período sem aulas. "Todas as férias acontece isso, pois não é sempre que temos dinheiro acessível", afirma a dona de casa, que mora na Vila Nova, em Votorantim. Os filhos de Simone - Emanuel de 8 e Thomas de 12 - estudam no Sesi do Jardim Sandra, em Sorocaba, e são muito agitados, segundo a mãe. "Ainda para ajudar um é hiperativo e o outro tem déficit de atenção", ressalta. Os parques de Sorocaba são uma alternativa que Simone encontrou para distrair os seus meninos. "Eu sempre levo para passear de bicicleta. Tem vez que vou até o Parque das Águas. É longe, mas eu acho mais seguro", revela. Ela diz que no bairro em que mora existe uma quadra de esportes, mas a dona de casa tem receio de levar Emanuel e Thomas até lá, pois informa que existem "muitos meninos à toa" no local.

 
Atividades em Sorocaba

 
Para tentar sanar o problema de Simone, os programas voltados ao público infantil, realizados em parques e prédios públicos de Sorocaba, podem ser as opções para entreter a criançada nesse período de férias. O projeto Superférias é uma dica para fazer com que as crianças, de 5 a 11 anos, se divirtam e ao mesmo tempo participem de atividades educativas. Para este ano, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 e 15 de julho, das 8h30 às 11h30, no local escolhido para que seus filhos participem. Os lugares em que serão realizadas as atividades serão a Biblioteca Municipal de Sorocaba, no Alto da Boa Vista; a Biblioteca Infantil Municipal, no Centro; o Parque dos Espanhóis, no bairro Pinheiros; o Parque da Formosa, na Vila Formosa; o Centro Esportivo de Brigadeiro Tobias, em Brigadeiro Tobias; e no Território Jovem, da Vila Nova Esperança. O Superférias terá início no dia 18 e se prolongará até o dia 22 de julho, acontecendo sempre das 14h às 17h. Outras informações pelos telefones (15) 3211-2911 e 3211-2902.

No Território Jovem do Jardim Ipiranga, as aulas de dança, lutas e modalidades esportivas podem ajudar os pais a distrair os jovens, de 12 a 29 anos. Serão ministradas, gratuitamente, oficinas de jazz, axé, grafite, Le Parkour, hip-hop e boxe. As inscrições já podem ser feitas no próprio local, que fica na avenida Elias Maluf, n.º 1080, das 8h às 17h, mediante a apresentação do RG do participante. Mais informações pelos telefones (15) 3221-3081 ou 3228-6880.

 
Meio Ambiente

 
As atividades que focam o tema Meio Ambiente também prometem agitar as férias de julho. Entre os dias 11 e 15, o Parque da Biquinha, o Parque Zoológico Quinzinho de Barros e o Parque da Água Vermelha ficarão tomados por jovens e crianças, que poderão aprender mais sobre ecologia. Todos os projetos são realizados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Floresta Nacional de Ipanema (Flona). O Parque da Biquinha terá as "Férias na Bica", para adolescentes de 13 a 17 anos, com o tema "Biopirataria -Como ficam as nossas Florestas?". O objetivo é apresentar a grande biodiversidade que o Brasil possui e que é alvo constante dessa má ação, por meio de um bate-papo, palestras, oficina de artes, jogos cooperativos e um passeio na Flona. São 80 vagas e as inscrições podem ser feitas no dia 5, das 8h às 12h, no próprio local, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, Jardim Emília. Informações pelo telefone (15) 3224.1997.

 
Mais uma edição do "Tranzoo Criança" acontecerá no Parque Zoológico Quinzinho de Barros e, neste ano, o tema escolhido é "Cadê a Floresta que estava aqui?", voltado para crianças de 7 a 12 anos. O curso envolve estratégias diferenciadas com o intuito de promover um aprendizado sobre as questões ambientais de forma lúdica e interativa, por meio de gincanas, atividades de campo na Flona, tarefas, madrugada ecológica, entre outros. Foram disponibilizadas 80 vagas e as inscrições somente serão feitas no dia 5, das 9h às 15h, na biblioteca do zoo. O Quinzinho fica na rua Teodoro Kaizel, 883, Vila Hortência. Mais informações pelos telefones (15) 3227.5454 ou 3227.5511.

O "Aquagito" será a opção no Parque da Água Vermelha para crianças de 7 a 12 anos. A atividade de educação ambiental trabalhará o tema "Florestas de Sorocaba" e objetiva apresentar, de forma lúdica e interativa, as principais características do Cerrado e da Mata Atlântica, dois biomas ricos em biodiversidade e que estão ameaçados. As inscrições para as 40 vagas disponibilizadas deverão ser feitas dias 5 e 6, das 9h às 17h, no Centro de Educação Ambiental do parque, que fica na rua România, 150, Jardim Europa. É obrigatória a apresentação de comprovante de idade no ato da inscrição. Informações pelo telefone (15) 3221.6643

A zona norte também receberá um curso organizado pela Sema, que acontecerá na Escola Municipal Walter Carreteiro, situada na avenida Itavuvu, 7.000, bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto). Com o tema "A Floresta no meu pedaço", a equipe de Educação do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" vai trabalhar as questões ambientais daquela região, tais como a arborização urbana, queimadas, dengue, entre outros assuntos, para crianças de 8 a 11 anos. A atividade acontecerá de 19 a 22 de julho e as inscrições para as 250 vagas poderão ser feitas nos dias 4 e 5. Outras informações podem ser conseguidas pelos telefones (15) 3227-5511 e 3227-5454.

Votorantim

 
Em Votorantim, duas peças teatrais marcarão as atividades voltadas para toda a família nas férias de julho. No dia 9, o auditório municipal "Francisco Beranger" abrirá as portas a partir das 15h, quando o grupo Prana Teatro de Animação subirá ao palco, para apresentar a peça "Riquete do Topete". O texto é uma adaptação do conto de Charles Perrault, escritor e poeta francês, que narra a vida de um príncipe considerado muito feio por todos.

 
Já a partir das 16h, será a vez de a Cia. República Ativa do Teatro contar a história "A Bruxinha que era boa", também no auditório. A peça é uma adaptação da obra homônima da escritora infanto-juvenil Maria Clara Machado, em que a protagonista Ângela é uma bruxinha que, por não conseguir fazer o mal, acaba sendo presa em uma torre, quando começa a corrida para escapar. O auditório municipal "Francisco Beranger" fica na avenida vereador Newton Vieira Soares, s/n, Centro (ao lado do terminal de ônibus). Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim