As gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos núcleos do Programa de Saúde da Família participaram nesta segunda-feira (01) da última palestra da Campanha de Enfrentamento à Mortalidade Infantil, desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde. Durante 15 dias os profissionais da saúde orientaram às futuras mamães sobre os cuidados com a gravidez e sobre a importância do primeiro atendimento realizado pelas UBS. Atualmente, cerca de 750 mulheres fazem acompanhamento pré-natal na rede pública de saúde.
Na UBS do Jardim Archila as gestantes participaram também de uma palestra referente a Amamentação ministrada pelas pediatras Cláudia Paes de Oliveira, diretora de programas de saúde do município e Moema Maria Guedes Borges, que reforçaram a importância do pré-natal e do aleitamento materno, pois este possui todos os nutrientes para que o bebê se desenvolva saudável, em especial nos primeiros seis meses.
Umas das participantes foi Camila Aparecida Rodrigues Leme, 20 anos, que teve muitas dúvidas esclarecidas. "Foi um bate papo onde aprendemos sobre o parto, amamentação, cuidados com o bebê e para que o ele nasça saudável é preciso seguir as orientações médicas, por isso a importância do pré-natal. Aprendi que o bebê exige cuidados especiais", disse a futura mamãe grávida de 3 meses.
Rafael Oliveira de Souza fez questão de acompanhar a esposa. "Foi um ótimo encontro, aprendi como é o tratamento da gestante e que se ela tem gestação de alto risco conta com um acompanhamento especial. Isso é muito bom para a mãe e o bebê", disse Rafael.
Para a dra. Claudia Paes de Oliveira, a campanha foi de suma importância para conscientizar as gestantes. "É importante discutir estratégias para que cada vez mais possamos diminuir a mortalidade infantil no município. Nesta semana também vamos desenvolver palestras da Semana Mundial de Amamentação em todas as UBS", disse a pediatra. O próximo passo segundo a médica, será a realização de um encontro com os funcionários da rede básica de saúde para discutir novas formas para a continuidade desse trabalho que é de suma importância desse trabalho, que é de suam importância para o município.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.