O Ministério da Saúde (MS) habilitou a operação de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na região, para as quais deve liberar um total de R$ 6 milhões em recursos - oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) - que serão aplicados na construção dos prédios e compra de equipamentos e mobiliários.
Em Sorocaba, a UPA funcionará no bairro do Éden, numa área do lado direito do posto do Corpo de Bombeiros, na avenida Independência, e substituirá, quando inaugurada, o atual pronto atendimento (PA) do bairro.
A expectativa de inauguração é em julho de 2012. A UPA de Sorocaba terá área construída de cerca de 1,6 mil metros quadrados, 600 a mais que o mínimo determinado pelo Ministério da Saúde, num terreno público de 4,6 mil metros quadrados. Além dos R$ 2 milhões oriundos do governo federal, a Prefeitura deve aplicar mais R$ 3 milhões no projeto, com o objetivo de aprimorar o prédio e aumentar o volume de equipamentos adquiridos além do exigido pelo governo federal. Para a manutenção do serviço, o MS repassará, mensalmente, o montante de R$ 175 mil, que deverão ser completados - ainda sem valor definido - com recursos municipais.
A UPA terá características parecidas com as já existentes Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) das zonas Norte e Oeste. Serão 12 leitos no total, dos quais quatro pediátricos, para que os pacientes possam permanecer em observação. A equipe de atendimento, segundo determinação do MS, deve contar com quatro médicos.
Em Tatuí, a UPA, que será construída em terreno na avenida Domingues Bassi, ao lado do Corpo de Bombeiros e da base do Samu, no bairro Cecap, chegará para aumentar em 75% a capacidade de atendimento de urgências pelo SUS no município, que hoje é de cerca de 12 mil divididos entre as duas unidades em operação: o pronto socorro geral e o pronto atendimento da Vila Esperança, que funciona nos finais de semana. A expectativa é de que o serviço também comece a funcionar no segundo semestre de 2012. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Tatuí, o município já possui, em seu quadro de servidores, 70% dos profissionais necessários para que a UPA entre em operação dentro de um ano. Os demais devem ser contratados por meio de concurso público em regime de estatutário.
Em Sorocaba, a UPA funcionará no bairro do Éden, numa área do lado direito do posto do Corpo de Bombeiros, na avenida Independência, e substituirá, quando inaugurada, o atual pronto atendimento (PA) do bairro.
A expectativa de inauguração é em julho de 2012. A UPA de Sorocaba terá área construída de cerca de 1,6 mil metros quadrados, 600 a mais que o mínimo determinado pelo Ministério da Saúde, num terreno público de 4,6 mil metros quadrados. Além dos R$ 2 milhões oriundos do governo federal, a Prefeitura deve aplicar mais R$ 3 milhões no projeto, com o objetivo de aprimorar o prédio e aumentar o volume de equipamentos adquiridos além do exigido pelo governo federal. Para a manutenção do serviço, o MS repassará, mensalmente, o montante de R$ 175 mil, que deverão ser completados - ainda sem valor definido - com recursos municipais.
A UPA terá características parecidas com as já existentes Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) das zonas Norte e Oeste. Serão 12 leitos no total, dos quais quatro pediátricos, para que os pacientes possam permanecer em observação. A equipe de atendimento, segundo determinação do MS, deve contar com quatro médicos.
Em Tatuí, a UPA, que será construída em terreno na avenida Domingues Bassi, ao lado do Corpo de Bombeiros e da base do Samu, no bairro Cecap, chegará para aumentar em 75% a capacidade de atendimento de urgências pelo SUS no município, que hoje é de cerca de 12 mil divididos entre as duas unidades em operação: o pronto socorro geral e o pronto atendimento da Vila Esperança, que funciona nos finais de semana. A expectativa é de que o serviço também comece a funcionar no segundo semestre de 2012. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Tatuí, o município já possui, em seu quadro de servidores, 70% dos profissionais necessários para que a UPA entre em operação dentro de um ano. Os demais devem ser contratados por meio de concurso público em regime de estatutário.
Votorantim
Já em Votorantim, segundo o prefeito Carlos Augusto Pivetta, a UPA do Parque Jataí chegará para desafogar o PA "Gumercindo Vieira Soares", localizado no centro, que hoje registra cerca de 300 pacientes ao dia. O chefe do Executivo preferiu não criar expectativas em relação a data prevista para inauguração da UPA. O município também deve reforçar o investimento federal, em cerca de R$ 300 mil, para a implantação da unidade. Ainda com o objetivo de pulverizar o atendimento de urgência na cidade, que hoje se concentra no PA central, Pivetta também confirmou o início, nos próximos dias, do processo de licitação para a construção de uma UPA inteiramente com recursos municipais, da ordem de R$ 3 milhões, na Vila Nova Votorantim - onde, atualmente, o posto de saúde atende como PA no período da noite. O prefeito disse ainda não estimar o custo de manutenção da UPA do Parque Jataí, mas confirmou que a unidade bancada pela administração municipal precisará de cerca de R$ 60 mil mensais para manter o serviço. Segundo Pivetta, Votorantim também solicitou, dentro do PAC 2, recursos para a construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, cujos projetos ainda estão sendo avaliados pelo governo federal, nos bairros São Mateus e São Lucas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.