Cerca de 90 alunos, com idade entre 12 e 17 anos, das unidades do Proame (Programa de Amparo ao Menor) participam do projeto "Fabricando Arte", que este ano traz o tema "Ecoarte", voltado ao meio ambiente. O projeto é promovido pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda em parceria com a empresa Dixie Toga. Nesta semana os alunos iniciaram a produção em tela, mesclando pintura e colagem com materiais recicláveis.
As oficinas acontecem desde abril com aulas uma vez na semana, onde são abordados vários temas como história da arte, ética, cidadania, meio ambiente, entre outros, além de técnicas de pintura em tela. Os participantes também aprendem a técnica do desenho, além do contato com os diversos materiais como garrafas pet, tampinhas plásticas, barbantes, embalagens de papelão, revistas, jornais, tecidos, entre outros, bem como os materiais encontrados na natureza, a exemplo de galhos e folhas das mais diversas espécies.
Para a aluna Andréa Cassiano, 14 anos, a oficina despertou o gosto pela arte. "Estamos encantados com o resultado. A gente usa a criatividade, além da pintura colocamos algo mais como tinta acrílica, derivados da natureza como folhas, galhos de árvores, sementes, é uma arte diferente", contou a estudante.
Outra participante que está envolvida com o projeto é Lalesca Cristini da Silva, 14 anos. "Não tem como não se envolver é fascinante, a gente expressa o que sente e o resultado é surpreendente", comentou Lalesca.
Os trabalhos são voltados para o meio ambiente e como preservá-lo. Ao final da oficina, cada aluno escolherá seus três melhores trabalhos e desses, serão avaliados por uma comissão julgadora em data ainda não definida, que apontará os dez melhores para concorrer com representantes de outras nove cidades brasileiras que também estão participando do projeto. "O Fabricando Arte conta com o Intercâmbio Cultural entre Brasil e Estados Unidos por meio do International Youth Exchange do World Awareness Children's Musum de Nova York. Todos os anos as melhores obras são doadas para este museu e passam a fazer parte do acervo permanente", disse a coordenadora geral do projeto, Kelly Freitas.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.