A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) em conjunto com o Conselho dos Direitos da Mulher definiu 7 propostas que serão levadas as etapas estadual e federal das Conferências de Políticas Públicas para Mulheres, através do encontro municipal realizando nesta sexta-feira (26), no salão social do Sesi.
A Conferência teve como objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultual e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no Brasil.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Marcos Mâncio; dos secretários de Cidadania e Geração de Renda, João Soares de Queiroz; Segurança Comunitária Trânsito e Transporte, Claudinei Fernando de Paula Ribeiro; Cultura, Clayton Leme e de Comunicação, Cesar Silva, além dos vereadores, Marilene Newman, Solange Pedroso e Heber de Almeida Martins. Também estiveram presentes: Adriana Souza Pinto, delegada titular da Delegacia da Mulher; Catarina Hand, da Diretoria Regional de Ensino; Aline Tittoto da Pró-Mulher e da Oscip, Yara Bernardes e Virginia Fernandes Santos que representou o deputado Hamilton Pereira.
Mâncio abordou a importância da Conferência para o município. "Em Votorantim ano a ano as mulheres vem se destacando, pela primeira vez temos três vereadoras. A mulher vem se destacando também em nível estadual e federal, isso é o resultado de muitas lutas. Por isso é importante realizarmos conferências como essa, porque é por meio dela que conseguimos apresentar propostas para levarmos para a conferência nacional e federal, assim estaremos construindo um país mais justo".
Após a fala das autoridades houve uma palestra com a advogada Dagmar Rubiano Gomes referente ao tema "Na construção da Igualdade" e na seqüência formação dos grupos de trabalho e eleição das delegadas que levarão as propostas em nível estadual que será realizada em outubro e federal em dezembro.
Foram aprovadas sete propostas sendo elas: 1ª proposta - Criação da coordenadoria da Mulher; 2ª Promover o fortalecimento de políticas sociais, educativas, junto ao sistema prisional feminino garantindo o direito da mulher de ser inserida na sociedade sem discriminação "justiça restaurativa"; 3ª Consolidar política educacional municipal e estadual junto à comunidade favorecendo o resgate de valores éticos e da paz, direitos e deveres e cidadania, realizando um trabalho de formação junto às crianças em respeito às mulheres; 4ª Oferecer curso de atualização em formação às mulheres; 5ª Mapeamento e disponibilizar dados para implementar políticas públicas; 6ª Promover ações voltadas à saúde da mulher como a prevenção ao câncer ginecológico, câncer de mama e HPV e a 7ª Criação de mecanismos de apoio à mulher vítima de violência sexual.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.