quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Votorantim quer construir 900 moradias para baixa renda

Notícia publicada na edição de 03/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A

A Prefeitura de Votorantim deu entrada em toda documentação na Caixa Econômica Federal para pleitear recursos na área da habitação dentro da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o PAC 2. Conforme o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), que recebeu a reportagem ontem em seu gabinete, o investimento total será de R$ 52 milhões para a construção de 900 residências, que serão distribuídas em três regiões da cidade: bairros Itapeva, Votocel e Vila Garcia. As moradias serão construídas em Conjuntos Habitacionais e destinadas à população de baixa renda. Atualmente, de acordo com o prefeito, cerca de 1.500 famílias moram em barraco em Votorantim.
Pivetta esclarece que existem ainda outros projetos de moradia para atender famílias carentes, a serem realizados no Jardim Tatiana e na Vila Garcia, para os que já estão cadastrados na Prefeitura. Ele espera atender a demanda e erradicar a situação de risco que muitos votorantinenses ainda enfrentam.
Conforme o prefeito, um número razoável de pessoas já tem área para morar, mas está passando por um processo de regularização fundiária, que já foi encaminhado para a Câmara. "São assentados que estão no local há mais de 20 anos e possuem poder aquisitivo para a construção de uma casa, só não fazem por questão jurídica", afirma.
Pivetta lembra que pelo PAC 1 foram entregues em Votorantim 140 unidades no Jardim Archila e no bairro Promorar. "Fizemos a nossa parte, agora é esperar que a Caixa dê sequência rapidamente. A expectativa é que seja o mais breve possível, mas como a entrega de documentação foi prorrogada, agora teremos de aguardar", diz. A previsão é de que a construção das casas tenha início entre o final deste ano e início de 2012.


Hospital Municipal  

 


Em média, de janeiro a junho, foram 130 intervenções realizadas por mês - 
Por: ARQUIVO JCS/ERICK PINHEI



 
Durante a entrevista com o prefeito, a secretária municipal de Saúde, Gladys Leite Barasnevicius, aproveitou a oportunidade para falar sobre o Hospital Municipal de Votorantim, que no primeiro semestre deste ano realizou 782 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que seria em média 130 intervenções realizadas por mês, de janeiro a junho. Além disso, todas as cirurgias encaminhadas pelo Ambulatório de Especialidades Médicas já estão agendadas, o que praticamente eliminou a lista de espera. O referido ambulatório é a parte clínica do hospital, onde os pacientes realizam suas consultas, para possível indicação a cirurgias. Em média, são atendidos ali 3.200 pacientes por mês.
Em Votorantim, o Hospital Municipal é mantido pela Santa Casa de Misericórdia desde 2001. A prefeitura cedeu o prédio e repassa R$ 600 mil por mês, e a parte de gestão fica por conta da Santa Casa. "O custo é melhor do que se fosse um hospital particular ou mesmo se fosse gerido inteiramente pela administração municipal, que exigiria contratações por concurso público e licitação para a compra de equipamentos, então pela Santa Casa, que é uma entidade filantrópica, é possível ser mais ágil", comenta o prefeito Carlos Augusto Pivetta.
O Hospital Municipal atende três municípios na área da maternidade, pediatria e clínica médica - Tapiraí, Piedade e Araçoiaba - mediante acordo feito pelo SUS. "Somos o hospital de referência dessas cidades", lembra Pivetta.
Conforme o prefeito, o hospital consegue atender bem a demanda. "Somente quando o caso não consegue ser resolvido aqui, a pessoa é encaminhada para o Regional, em Sorocaba, como no caso de graves acidentes ou grandes traumatismos. Já na parte clínica, a gente só não consegue atender casos de nefrologia, que são problemas nos rins e precisariam de diálise, que é um atendimento mais complexo. Mas na prática atendemos de 70% a 80% dos casos que seriam de pronto socorro, reduzindo bastante o encaminhamento para Sorocaba", esclarece. 


 Para melhorar ainda mais o atendimento à população, a Prefeitura está reformando o Ambulatório de Especialidades Médicas, as Unidades Básicas de Saúde do Rio Acima e Jardim Novo Mundo, além do Pronto Atendimento (PA) central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim