Folha de Votorantim
Proposta é antecipar a regularização do título de eleitor e incentivar os jovens a votar
Para evitar transtornos futuros e facilitar a regularização eleitoral de cada cidadão, a Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo realiza entre os dias 3 e 7 de outubro a Semana do Alistamento Eleitoral. O objetivo da campanha é antecipar a procura dos eleitores que pretendem ajustar a situação eleitoral, para evitar as filas às vésperas das eleições municipais do ano que vem.
De acordo com Maria Aparecida de Oliveira Gomes, chefe do Cartório Eleitoral de Votorantim, além das transferências de título devido à mudança de endereço e emissão de segunda via, a campanha tem também o foco dos jovens. “Outra questão importante da Semana é estimular os jovens a adquirir o documento que os possibilita votar ano que vem”, afirma.
Um deles, Samuel de Alcântara Mendes, que completou 16 anos em junho, disse que foi ao Cartório para poder votar nas próximas eleições. “Além de estar apto a votar, estarei com todos os documentos que um cidadão precisa”, comentou, dizendo que votará nas eleições municipais, mesmo que o voto seja facultativo para os menores de 18 anos e maiores de 70, conforme o Código Eleitoral do Brasil.
Ao passo que os votorantinenses tentam arrumar uma brecha para regularizar, de fato, o poder de voto, Maria Aparecida de Oliveira conta que a iniciativa possibilitará que o eleitor tenha uma semana, com horários ampliados e facilitados, para ele tirar seu título de eleitor.
De 3 a 7 de outubro, o cartório estará disponível para atendimento das 9 às 17 horas. Ao término da Semana de Alistamento Eleitoral, o registro seguirá em horário normal, das 12 às 18 horas, sempre de segunda a sexta.
O Cartório Eleitoral de Votorantim fica na avenida São João, 578, Jardim Icatu.
Documentos para cada situação
Atualmente, Votorantim tem aproximadamente 79,5 mil eleitores aptos a votar nas próximas eleições, sendo que o município computa cerca de 109 mil moradores. Na cidade, há 31 locais de votação, com 117 seções. Este número ficará mais adequado para atender a cidade se os eleitores regularizarem a situação de seu título.
No caso dos eleitores que desejam transferir o título, devem comparecer com documentos pessoais e comprovante de residência recente e título de eleitor.
Para os eleitores que pretendem tirar a segunda via do documento, é necessário comparecer ao cartório com RG ou outros documentos oficiais de identificação.
Os jovens que desejam pedir o seu primeiro título de eleitor, devem comparecer ao cartório eleitoral portando documentos pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.