Alana Damasceno
Ipanema on line

Alana Damasceno / Ipanema Online
A prefeitura de Votorantim vai homenagear as pessoas que apoiaram a emancipação político-administrativa da cidade, que completa 48 anos em dezembro. A ação leva o nome de “Projeto Vanguardeiro”. O nome é baseado nos militantes que batalharam para que, o até então distrito, pudesse ter autonomia frente à cidade de Sorocaba.
Serão confeccionadas roupas similares as que eram usadas na época, para o protesto de emancipação, carteirinhas identificando os participantes do projeto, uma revista contando a trajetória de vida e luta dos vanguardeiros, e por fim, no dia 8 de dezembro, eles marcarão presença no desfile cívico de 8 de dezembro da cidade.
No saguão da prefeitura está sendo feito um cadastro tanto de vanguardeiros, quanto de familiares que participaram da história do desmembramento e votaram pelo “SIM”, quando foi realizado um plebiscito para decidir se Votorantim se emanciparia ou não de Sorocaba. Os dados fornecidos servirão para homenagear os mesmos.
“Juntos, vamos reconstruir a memória de Votorantim, para que nossos filhos e netos possam vivenciar a história da cidade e contar para outras gerações”, comenta o vice prefeito, Marcos Mâncio.
O vanguardeiro, Comendador Alfredo Metidieri, que participou da luta pela emancipação de Votorantim, conta como foi a sensação de ter participado da história “foi uma luta tremenda, trabalhamos muito na época, mas, graças a Deus conseguimos”. Para Antônio Wilson de Campos, todo o esforço valeu a pena, “‘O sim’ está garantido. A cidade está do jeito que imaginei que seria depois de ela crescer independentemente de Sorocaba”.
O cadastro dos Vanguardeiros está sendo realizado, também, no site da prefeitura: HTTP://votorantim.sp.gov.br
Confira mais fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.