Manoel Peres Sobrinho*
Então mandaram um recado a José, dizendo: "Antes de morrer, teu pai nos ordenou que te disséssemos o seguinte: 'Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade!' Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai". Quando recebeu o recado, José chorou. Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: "Aqui estamos. Somos teus escravos!" José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". E assim os tranqüilizou e lhes falou amavelmente -Gênesis 50:16-21 NVI.
"Perdoa, pois, a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal..." – Gênesis 50:17.
Perdão foi feito para pedir e para dar.
Quem não pede, peca contra si mesmo; mas quem não dá peca contra si mesmo, contra seu próximo e contra Deus.
O perdão quando genuíno tem a capacidade de restaurar todos os tecidos da alma, proporcionando cura interior no cristão, e bem estar permanente na comunidade.
Tem a capacidade de fechar ferimentos de longos anos, por onde sangra o vigor da existência.
O perdão é a cura de Deus para todos os males e pecados dos homens.
É o restabelecimento de nossa idoneidade perante aqueles a quem ferimos, magoamos ou ultrajamos, com nossas ações inconseqüentes.
Quando pedido é a absolvição da culpa pelo erro que cometemos. É a restauração integral de tudo aquilo que foi rompido, maculado ou destruído.
O perdão é uma atitude dos fortes. Daqueles que atingiram a plena maturidade.
Para quem a graça de Deus é uma realidade, o perdão faz parte do exercício diário do seu Cristianismo. Compreende que assim como foi perdoado, deve fazê-lo com seus irmãos. Principalmente ao orar, como o Senhor Jesus ensinou: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado os nossos devedores", Mateus 6:12.
ORE: Senhor, ensina-me a perdoar aqueles que me ferem. Ao mesmo tempo, dá-me força para pedir perdão pelos erros que tenho cometido. Em nome de teu Filho. Amém!
PENSE: O perdão é a virtude dos fortes; a restauração e vigor nos fracos.
*Querendo ler textos do autor, literatura em geral, teologia, espiritualidade, notícias atuais e curiosidades sobre a História de Israel, acesse: http://mpfragmentos.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.