Notícia publicada na edição de 09/10/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno Cruzeirinho -
Alunos escreveram cartas para os pais - Por: DIVULGAÇÃO
Por que escrevemos? Para quem escrevemos? Foi baseado nestas perguntas que a professora Lurdes Leitão, do 2º ano B, da EMEI "Parizette Jordão Bressane", do Jardim Serrano II, em Votorantim desenvolveu com seus alunos o projeto "Escrevendo Cartas", que encantou a todos pelos resultados de aproximação dos ambientes, escolar e familiar.
Com o objetivo de aproximar a escrita de uma função real, a turma aproveitou o mês de agosto que comemora o Dia dos Pais para escrever as cartas, colocá-las no correio e enviá-las aos seus pais. A partir dessa proposta os estudantes desenvolveram uma pesquisa sobre como escrever cartas, pombo-correio e as novas formas de escrever mensagens pela internet, além de cartas que aparecem em jornais, revistas, como as cartas do leitor. Diante do universo de possibilidades, a atividade ampliou a prática da escrita das crianças.
A professora falou como foi desenvolver a atividade com a turma. "Partimos pela pesquisa e depois para a criatividade de cada um. As crianças aprenderam que para escrever uma boa carta precisamos de regrinhas para facilitar a vida do leitor, como nome da cidade, data, ano e uma boa saudação cordial", contou.
O aluno Gabriel, 8 anos, escolheu iniciar sua carta com um "querido pai" e a partir daí teceu suas palavras como quem quer mandar um recado para alguém que está muito perto do coração, mas um tanto longe na distância. "Meu pai está morando no Paraná, será que a carta chega?" e chegou sim! E com ela um tanto de emoção em saber que o filho está bem, frequentando escola e a surpresa - já sabe ler e escrever!
Já Francine, 8 anos, conta que todo dia esperava ansiosa pelo carteiro, "Os dias demoravam a passar, até que a carta chegou. Fiquei olhando de longe meu pai abrir a carta, aí ele começou a chorar, primeiro eu pensei que ele não gostou, mas depois ele me abraçou e disse que me ama", contou. Os pais foram convidados a responder as cartas no endereço da escola.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.