A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura com a co-realização do Sesc promove na terça-feira (15), a abertura oficial da 8º edição do Cinefest Votorantim. Nesta semana tiveram início as mostras paralelas. A programação de 2011 vai oferecer um extenso roteiro de mostras, oficinas, debates e atrações buscando valorizar a técnica, a criação, a interpretação de atores, discussões com temas sobre questões ambientais e a expansão do cinema no interior paulista, além da valorização do público. As mostras acontecerão somente no Auditório Municipal "Francisco Beranger".
O prefeito Carlos Augusto Pivetta destaca a importância do evento para a cultura do município. "A cada ano estamos atraindo mais participantes", disse. Ele informa ainda que neste ano o público contará com apresentações musicais.
Segue a Programação:
15/11 – Abertura Oficial
19h30 Teatro Municipal Francisco Beranger
Embora as Mostras Paralelas e Mostra de Curtas Ambientais aconteçam anteriormente, a abertura oficial do evento acontecerá na noite do dia 15 de Novembro, quando daremos início nas Mostras Competitivas Nacional e Regional.
A cerimônia especial terá a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos fazendo o lançamento do selo com a arte do Cinefest e a apresentação de cenas do filme "Limite" de Mário Peixoto com sonorização ao vivo executada pelo grupo Cinema Mudo com Bruno Cavalcante Jazz Combo.
Mostra Nacional Competitiva
15/11 – 20h30 Teatro Municipal Francisco Beranger
A Melhor idade - Dir: Angelo Defanti – Ficção – RJ
Hoje tem Espetáculo - Dir: Leandro Alves – Doc – PB
Casa Afogada - Dir: Gilson Vargas – Ficção – RS
Nossa Nova Vila Ana - Dir: Carla Trindade – Doc – SP
Doce de Côco - Dir: Allan Deberton – Ficção – CE
O Divino, de repente - Dir: Fábio Yamaji – Animação – SP
Mostra Regional Competitiva
15/11 – 22 horas - Teatro Municipal Francisco Beranger
Duo - Dir: Cleber Avancine – Regional – Porto Feliz
Entre nós - Dir: Rosana Kali – Regional – Sorocaba
Karaokê - Dir: Eli André Corrêa – Regional – Sorocaba
Terracota - Dir: Amarildo Rodrigues – Regional – Salto
(A) Feto - Dir: Marina Hungria – Regional – Sorocaba
Acorde da morte - Dir: Marco Vaz – Regional – Sorocaba
Cotidiana - Dir: Ana Lima – Regional – Sorocaba
Bilhete 68 - Dir: Augusto Torrine e Antonio Donato – Regional – Sorocaba
Mostra Nacional Competitiva
16/11 – 19 horas - Teatro Municipal Francisco Beranger
Pimball - Dir: Ruy Veridiano – Ficção – SP
A Fábula da corrupção - Dir: Lisandro Santos – Animação – RS
1:21 - Dir: Adriana Câmara – Ficção – SP
Di Mello – O Imorrível - Dir: Alan Oliveira Rubens Passaro – Doc – SP
Haruo Ohara - Dir: Rodrigo Grota – Ficção – PR
Filme: Rinha
16/11 – 21 horas - Teatro Municipal Francisco Beranger
Uma produção independente da produtora Gatacine, ainda inédita nos cinemas brasileiros. O diretor Marcelo Galvão, que é faixa preta de jiu-jitsu, trouxe para o set lutadores profissionais de MMA (Mixed Martial Arts) que se enfrentaram de verdade no filme. A história, baseada em fatos reais, mostra um grupo de Playboys de classe alto promovendo uma festa secreta para apostar fortunas em lutadores que se digladiam dentro de uma piscina vazia por alguns míseros dólares. O filme levanta a polêmica das lutas clandestinas em festas secretas onde drogas e bebidas são servidas em bandejas de prata. Com: Christiano Cocchrane, Leonardo Miggiorin, Warley Santana, Paola Oliveira, Maytê Piragibe. Direção: Marcelo Galvão. Prêmio: Vencedor da Palma de Bronze do Mexico Festival Film (2009).
Debate: com a presença de Marcelo Galvão, diretor e publicitário, estudou cinema na New York Film Academy. Como diretor de publicidade, trabalhou nas produtoras Espiralcom, TVZERO, O2 Filmes, MovieArt, entre outras. Marcelo estará falando sobre questões da produção independente no Páis. O debate será logo após a exibição do seu polêmico longa "Rinha" produzido de forma totalmente independente.
Mostra Nacional Competitiva
17/11 – 19 horas - Teatro Municipal Francisco Beranger
Furico & Furió - Dir: Fernando Miller – Animação – SP
Lápis de Cor - Dir: Alice Gomes – Ficção – RJ
Dona Militana - Dir: Hermes Leal – Doc – SP
Boa Noite - Dir: Bel Bechara e Sandro Serpa – Ficção – SP
O sarcófago - Dir: Daniel Lisboa – Doc – BA
Pétala - Dir: Vitor Dourado – Ficção – SP
Filme: No Olho da Rua
17/11 – 21h00 - Teatro Municipal Francisco Beranger
O filme retrata a derrocada da vida de Otoniel Badaró (Murilo Rosa), metalúrgico, 38 anos e casado com Camila (Gabriela Flores), que é demitido depois de 20 anos trabalhando na mesma fábrica. Sem condições de sustentar sua família, Oton começa a procurar um novo emprego. Em meio à sua busca, ele conhece Algodão (Leandro Firmino da Hora), estudante de letras e amante de cinema, que está gravando um documentário a partir do olhar de um desempregado e vê em Oton o personagem ideal. O novo amigo se torna também parceiro e, juntos, eles começam a fazer "bicos" para conseguirem alguns trocados, ao mesmo tempo em que Oton luta para não perder a única coisa que lhe restou: sua dignidade. Filme inédito nos cinemas que conta com interpretação marcante de Murilo Rosa. Direção: Rogério Corrêa.
DEBATE: com a presença de Rogério Corrêa e José Firmino logo após a projeção do filme "No Olho da Rua". Os convidados falarão sobre aspectos da produção de um filme desde a sua concepção, passando pela captação de recursos, pré-produção, produção, finalização e distribuição.
Mostra Cinema e Educação
18/11 – 14 horas - Auditório Municipal Francisco Beranger
O Programa Cinema e Educação, que tem sido aplicado nas escolas de Votorantim, utiliza-se de todo o potencial dos recursos cinematográficos para promover a construção coletiva do conhecimento. Desenvolvido em parceria entre a empresa Planeta Educação e a Secretaria de Educação o projeto gerou uma série de pequenos filmes produzidos pelos alunos com os mais diversos temas. Esses filmes serão exibidos nesta data numa sessão especial, mas também estarão espalhados por toda a programação do CineFest.
Mostra Nacional Competitiva
18/11 – 19 horas – Auditório Municipal Francisco Beranger
Pedro Perilima - Dir: Ian Costa – Doc – PB
Ilhas Cayman - Dir: Gabriel Perrone – Ficção – ES
Dylan Silan Sings Bowie - Dir: Arthur Queiroz – Animação – SP
Poeira e Luz - Dir: Rogério Corrêa – Doc – SP
Tempestade - Dir: Cesar Cabral – Animação – SP
A fábrica - Dir: Aly Muritiba – Ficção – PR
Filme: Não se pode viver sem amor
18/11 – 20horas - Auditório Municipal Francisco Beranger
Este novo filme de Jorge Durán nos mostra um tipo de cinema tão audacioso em sua narrativa quanto o próprio título. Conta a história de Gabriel, um menino de 9 anos que, na véspera de natal, vem do interior do Rio de Janeiro para a capital com Roseli em busca do pai. Na viagem, encontram um físico sofrendo com a morte do pai, e com um advogado desempregado disposto a fazer tudo para tirar a amada do bordel. Gabriel é dotado de poderes especiais que não se explicam, assim com não se explica o poder do encantamento e da inocência que existe em toda criança. O filme permeia o campo do fantástico através de poesia e encantamento. Com: Cauã Reymond, Simone Spoladore, Fabiula Nascimento, Ângelo Antonio e Victor Navega Motta. Direção: Jorge Durán. Prêmio: Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Fotografia no 38º Festival de Cinema de Gramado (2010).
Debate: com a presença Jorge Durán logo após a projeção do filme "Não se Pode Viver sem Amor". Jorge Durán é chileno, radicado no Brasil desde 1973 e veterano no cinema nacional, tendo escrito os roteiros de filmes importantes como Pixote – A lei do mais fraco, O Beijo da Mulher Aranha e Lúcio Flávio – Passageiro da Agonia, entre outros.
Funk com o Le Gusta
18/11 – 22 horas – Auditório Municipal Francisco Beranger
Show ao vivo no palco do CineFest.
Mostra Regional Competitiva
19/11 – 19 horas - Teatro Municipal Francisco Beranger
Eu tenho a Palavra - Dir: Lilian Sola Santiago – Regional – Salto
Comunhão - Dir: Marcelo Camargo de Aguiar – Regional – Itu
Superskateboaders - Dir: Yuri Ledesma – Regional – Sorocaba
Star Wars – O ASSASSINO DE JEDIS - Dir: Leo Marques – Regional – Sorocaba
Vazio - Dir: Fabian Santos – Regional – Tatuí
Holy Bugle - Dir: Ogat – Regional – Sorocaba
O Famigerado - Dir: Rodrigo Ayres de Araújo – Regional – Piedade
Mostra Nacional Competitiva
19/11 – 20h30 - Teatro Municipal Francisco Beranger
Ponto G – Amor à flor da pele - Dir: Marcelo Vogelaar – Ficção – SP
O céu é no andar de baixo - Dir: Leonardo Cata Preta – Animação – MG
É muita areia pro meu caminhãozinho - Dir: Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernández – Doc – MA
Engole logo uma jaca então - Dir: Marão, Tiago Mal, Guilherme Coutinho, Alex Antunes, Soldado, 1berto Rodrigues, Diego Akel e Andrei D – Animação – RJ
Café turco - Dir: Thiago Luciano e Rodrigo Feldman – Ficção – SP
Tom Zé
DIA - 19/11 – 22 horas - Teatro Municipal Francisco Beranger
Show ao vivo no palco do CineFest.
Fórum: Expansão do cinema no interior paulista
DIA 20/11 – 14 horas - Teatro Municipal Francisco Beranger
Com a participação de vários setores do segmento audiovisual nacional, estadual e regional, o fórum pretende identificar e fortalecer os meios que promovem o crescimento das atividades cinematográficas em nossa região, bem como aproximar mais dos nossos realizadores, estudantes e publico em geral, os órgão que norteiam e facilitam a produção cinematográfica.
Premiações, homenagens e encerramento
DIA 20/11 – 19h30 - Teatro Municipal Francisco Beranger
Além das premiações das mostras competitivas, esta noite terá a apresentação do curta realizado na semana do CineFest pela oficina de produção e a Homenagem às Famílias de Circo seguida de um coquetel de encerramento.
Votorantim é uma cidade tradicionalmente ligada ao Circo já que várias famílias surgiram daqui. O Festival deste ano faz homenagem a essas famílias e ao circo em Geral. É o Cinema e o Circo festejando de mãos dadas.
Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.