sábado, 12 de novembro de 2011

Água da cachoeira da Chave é imprópria para banho, diz laudo

Notícia publicada na edição de 12/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A
Leila Gapy

A água da cachoeira da Chave, em Votorantim, está inapropriada para o banho devido a má qualidade e presença de sanguessugas constatadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) local. A análise foi realizada a pedido da Vigilância Sanitária (Visa) votorantinense, depois que muitos banhistas constataram a presença dos vermes na água, resultado do clima quente e de matéria orgânica encontrada no local. A Visa prosseguirá com as análises pelos próximos meses.

Os banhistas que comumente aproveitam o verão para brincar na cachoeira da Chave, perderam o espaço. A Prefeitura de Votorantim já instalou ontem uma placa informativa para alertar sobre a proibição do banho naquele espaço. Isso porque, o resultado da análise da água apontou que a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) apresentava, em alguns dias do mês de outubro, valores fora dos padrões normais indicados pela resolução pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que regula a classificação química da água. Segundo o Saae, a DBO apontou índices de materiais poluentes acima do recomendável para o contato primário.

Segundo o chefe de controle de qualidade do Saae, Paulo Roberto Madazio, o calor constatado nas últimas semanas aumentou a temperatura da água e potencializou o aparecimento de sanguessugas no local. De acordo com ele, o verme, que se alimenta de sangue, também se prolifera em locais com materiais orgânicos, como o esgoto doméstico. "Já sabemos que da nossa parte, não há despejo irregular, pois, um pouco acima da queda-d"água há a Estação de Tratamento de Esgoto do Votocel. Como os sanguessugas são comuns no verão, vamos monitorar a água pelos próximos meses. A expectativa é que a qualidade seja normalizada naturalmente. A baixa vazão, do período seco, potencializa essa situação. Mas com o período chuvoso, tudo deve melhorar", detalhou ele.

A intenção da municipalidade é monitorar a qualidade da água nos próximos meses. Caso no início do próximo ano, a água não esteja com a qualidade normalizada, a Prefeitura fará inspeção mais detalhada nas margem do rio. "Essa água vem lá da represa, de Ibiúna. Caso essa situação prossiga a mesma de hoje, vamos ter que descobrir onde está o problema e se não há despejo irregular de esgoto", disse Madazio. Ontem também o prefeito Carlos Augusto Pivetta, disse que não há relação da situação da cachoeira com a questão da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) ter aplicado advertência à Fábrica Alpina por despejar um material com Ph alto na ETE da Votocel, no mês passado. "Trata-se de uma ETE, nós estamos tratando, então não há relação quanto a isso", falou.

A sanguessuga alimenta-se de sangue de outros animais, mas muitas espécies também podem se alimentar de outros vermes, caramujos, larvas de insetos e matéria orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim