sábado, 12 de novembro de 2011

ESCOLA DO FUTURO - Alunos enterram cápsula do tempo

Notícia publicada na edição de 12/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A
Samira Galli

 
Estudantes aproveitaram a data 11/11/11 para desenvolver a atividade - Por: EMIDIO MARQUES


Os 380 alunos da Escola Estadual José Ermírio de Moraes, em Votorantim, enterraram ontem uma cápsula do tempo no pátio da escola, que será aberta somente no dia 11 de novembro de 2021. A ação fez parte de um projeto interdisciplinar desenvolvido desde o começo do ano por causa da curiosidade da data. Além da cápsula, os alunos apresentaram uma série de atividades, como a apresentações de danças e de um documentário feito pelos próprios alunos. "O interessante é que não serão as mesmas pessoas que irão abrir a cápsula daqui a 10 anos", afirma a diretora Lúcia Xavier de Miranda Brito.

Com ênfase em astronomia, luz e a relação entre o tempo e o ser humano, o projeto envolveu todas as disciplinas, principalmente as oficinas curriculares desenvolvidas na parte da tarde, já que é uma escola de período integral. "São atividades que utilizam a ludicidade para fortalecer o aprendizado", destaca o professor de matemática e realizador do projeto, Thiago Paschoal.

Na cápsula, foram enterrados "livros-vida", em que cada aluno fez a cronologia da própria história; cartas, onde eles escreveram perspectivas do futuro do planeta e de si próprios; além de um exemplar do jornal Cruzeiro do Sul de ontem. Um documentário com relatos dos pais dos alunos também foi arquivado, como parte do projeto.

A atividade mais aproveitada pela estudante Marcela Cristina dos Santos, de 12 anos, foi a pesquisa feita desde o começo do ano letivo. "Principalmente sobre astronomia. Gostei muito de conhecer mais sobre os planetas e as estrelas", diz.

Já o que mais chamou a atenção de João Batista de Campos Júnior, 12, foi a expectativa enterrada junto à cápsula do tempo. "Poder abri-la só daqui a 10 anos é o mais curioso. Fico pensando como será", comenta. A data, para ele, tem significado. "Hoje (ontem) é um dia muito especial. É difícil uma sequência tão grande dos mesmos números acontecer de novo. Isso tem a sua importância", finaliza.

Foi justamente a sequência do número 1 na data que motivou o professor a idealizar o projeto. "Há muita relação com a matemática e possibilidades de usar isso de diversas maneiras para o aprendizado", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim