O prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta participou na manhã deste sábado (05), da I Conferência para Implantação das Políticas Públicas para Afrodescendentes, realizada pela Prefeitura por meio das secretarias de Cidadania e Geração de Renda (Seci) e Cultura, em parceria com Associação dos Afrodescendentes e Simpatizantes do Município "Avante Zumbi".
O encontro ocorreu no espaço Aquário Cultura e teve como objetivo propiciar esclarecimentos pelas exposições dos membros titulares presentes, dentro da proposta num amplo e democrático campo, afim em cumprir o processo das Conferências em prol da Igualdade Étnico Racial.
Pivetta falou da importância do evento e do apoio do governo municipal. "Nós sabemos que graças a encontros como esse que muito já se ganhou, como o estatuto de igualdades raciais e as legislações que saíram de encontros como esse, por isso é importante que saiam propostas que também possamos apoiar. Elas precisam não só estar na lei, precisamos criar instrumentos, como exemplo o feriado de 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, mas se não houver uma ação de nada vai significar. No primeiro ano de governo decretamos esse dia feriado municipal. É preciso compreender que igualdade significa transformar a desigualdade e dar a mesma oportunidade para aqueles que a sociedade não dá. Fico feliz em poder realizar esses debates a partir de temáticas de nossa sociedade, por isso contamos com grupos organizados e fortalecidos. Hoje é o dia Nacional da Cultura e a cultura brasileira está enraizada pelo afrodescendente", finalizou Pivetta.
O evento também contou com a presença dos secretários de Cidadania e Geração de Renda, João Soares de Queiroz, de Cultura Clayton Leme e de Comunicação Cesar Silva; dos vereadores de Votorantim, Heber de Almeida Martins e Marilene Newman e de Sorocaba Izidio de Brito. Também esteve presente a Associação Icercone de Boituva, palestrantes e convidados da região, além do presidente do Avante Zumbi, Carlos Penha, que após as falas das autoridades fez a leitura das propostas do regimento.
A mesa de trabalho contou com as palestras "Ausência de Direitos Sócio-Político-Religioso: A intolerância leva a violência e fazem mal a saúde e a cidadania" - A intolerância religiosa (Expositor: Babalorysá Beto D'Ososi).- A intolerância dada pelo racismo (Expositor: Dr. Marco A. Zito Alvarenga – Presidente do Conselho do Negro SP). A coordenação da mesa ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cidadania e Geração de Renda.
Na sequencia houve a palestra "Reivindicação e a Conquista da Lei 12.288/10 – O Estatuto da Igualdade Racial"- A educação para a população negra (Expositor: Pe. João de Campos Junior)- O Trabalho (Emprego e Renda) à População Negra (Expositor: Rosana Ap. da Silva - Secretaria de Combate a Discr. Racial da CUT/SP).- Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania/SP (Expositor: Dr. Antonio Carlos de Arruda Silva)- CNPIR (SEPPIR) Governo Federal (Expositor: Sr. Claudio Aparecido da Silva). A História do Negro na produção espacial (expositor) Amauri Tadeu Barbosa – presidente do Conselho da Comunidade Negra da Instância Turística de Salto. A coordenação da mesa ficou para a Secretaria Municipal de Cultura
O encerramento do evento aconteceu às 14 horas com a leitura da Carta da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Afrodescendentes que contou com aprovação dos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.