domingo, 11 de dezembro de 2011

ALERTA - Estado aponta região de Sorocaba como alto risco de febre amarela e de sarampo

  Notícia publicada na edição de 10/12/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A - 
Ana Paula Yabiku Gonçalves




Vacina contra febre amarela deve ser tomada pelo menos dez dias antes de viagens a áreas de risco - Por: ARQUIVO JCS/BRUNO CECIM




A região de Sorocaba foi considerada uma das 15 paulistas com alto risco de surto de doenças como febre amarela e sarampo neste período de férias. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que apontou como áreas de risco também as regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu e Itapeva. Por isso, a Secretaria decidiu alertar a população para a atualização da caderneta de vacinação antes que se inicie a temporada de viagens para regiões do país e do exterior consideradas de risco, especialmente rurais, ribeirinhas e de mata. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu, entretanto, que apesar de a região ser considerada uma área de risco, a situação está sob controle em Sorocaba.

Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a febre amarela é indicada para qualquer pessoa, a partir dos nove meses de idade, que for viajar para áreas consideradas de risco. O ideal é que seja vacinada com, pelo menos, dez dias de antecedência à viagem. Vale lembrar que, quem se vacinou há menos de dez anos, não precisa repetir a dose. A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e pode levar à morte quando não tratada. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina. Além do Estado de São Paulo, são consideradas áreas de risco para a doença Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
As crianças devem tomar a primeira dose da vacina de sarampo aos 12 meses e a segunda dose entre quatro e seis anos de idade. Adolescentes de até 19 anos são aconselhados a receber duas doses e adultos até 50 anos podem ficar seguros com apenas uma dose. A imunização deve ocorrer 15 dias antes das viagens às regiões de risco de contágio. Os principais sintomas do sarampo são febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nestes casos, a recomendação é que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Locais de vacinação

A vacinação acontece no Centro de Saúde Paineiras (rua Eliza Stefani Lamos, 130) às segundas-feiras, no Centro de Saúde Cerrado (rua Visconde do Rio Branco, 885) às terças-feiras; no Centro de Saúde Vila Angélica (rua Major Silva Vilele, 27) às quartas-feiras; no Centro de Saúde Jardim Simus (alameda dos Lírios, 327) às quintas-feiras e no Centro de Saúde Vila Hortênsia (rua Teodoro Kaisel, 677) às sextas-feiras. Os postos de saúde funcionam das 13h às 17h. Além disto, o Centro de Saúde Escola (avenida Comendador Pereira Inácio, 500, Centro), estará distribuindo as vacinas de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. Em Votorantim, as doses serão aplicadas na Unidade Básica de Saúde do Parque Bela Vista, na avenida São João, 867. (Admir Machado, supervisor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim