quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Apae apresenta Cantata de Natal amanhã no auditório

Folha Votorantim

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Votorantim apresenta amanhã, no auditório municipal “Francisco Beranger”, a quinta edição da sua Cantata de Natal. A entrada é um litro de leite.
Como em todos os anos, o espetáculo terá uma surpresa ao público, que os organizadores não revelam. Ano passado, a grande surpresa foi a encenação do Menino Jesus por um bebê, aluno da Apae, e este fato se repetirá desta vez.
O espetáculo, com tempo estimado em 1h40, aproximadamente, apresenta a história do nascimento de Cristo em uma peça de teatro musical. O coral da Apae fará o grande encerramento.
No total, 42 pessoas, de idades variadas, realizarão o espetáculo. “A Cantata é uma experiência muito importante para as crianças. A gente se surpreende”, afirma a presidente da entidade, Télma Bismara de Lima. Os alunos se dedicam bastante. Os ensaios começam em agosto, e são três por semana. Télma destaca também toda a equipe envolvida, sob a direção dos professores de música da Apae de Votorantim, Vitor Canassa e Joyci Pessoa do Lago.
Na Apae, são realizadas aulas de música-terapia, que se mostram muito enriquecedoras para os alunos. Elas proporcionam muitos avanços, na autoestima, intelecto, condição de fala, atenção, raciocínio e coordenação, além de ser uma ótima forma de distração.
“Para eles, os espetáculos realizados no auditório são importantes, por toda a experiência. Eles sabem que todo o ano tem. Além de ser um aprendizado, é saudável. Eles gostam de subir no palco e se apresentar.”
A população também sempre tem o que aprender nos espetáculos da Apae. “É um ensino, uma descoberta, porque são crianças muito especiais.” A mesma descoberta, Télma admite que teve desde que assumiu a presidência da Apae, em janeiro deste ano. “É outro mundo que nós temos que viver no dia-a-dia para descobrir. Nós não imaginamos que existe”, ela diz, sempre reverenciando toda a equipe de funcionários da Apae. “São pessoas valiosas, que não sei nem se conseguiria substituir, caso precisasse.”
Télma diz que este ano teve três resultados surpreendentes e maravilhosos, que ela chama de “milagres”. Duas crianças da Apae começaram a andar e uma começou a falar. “A Apae é um mundo maravilhoso”, ela diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim