segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Prefeito adia projeto de novo Paço, mas comemora instalação de shopping

Jornal Ipanema
Felipe Shikama

Marianna Barreto / Portal Ipanema
 Reprodução do projeto arquitetônico do Shopping Iguatemi


O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), que em dezembro do ano passado, defendendo a necessidade de o município construir uma nova sede administrativa, confirmou a intenção de vender a área de 20 mil metros quadrados onde atualmente funciona a prefeitura à iniciativa privada, voltou atrás e afirmou que o projeto, por enquanto, ficará apenas no papel.


Segundo ele, o processo de venda “não se viabilizou” e, portanto, seu governo não terá tempo hábil de fazê-lo até o final de seu mandato, que se encerra em dezembro de 2012. “Infelizmente não houve tempo hábil de colocá-lo em prática. Então, nesse mandato não se viabiliza mais. Não é que não é importante, mas não entrou na pauta [do governo]”, comentou. De acordo com Pivetta, a articulação, para viabilizar a venda do prédio “dependeria de uma energia muito grande do governo”.


O projeto inicial, conforme foi publicado exclusividade no Jornal Ipanema em dezembro de 2010, previa, com o dinheiro da venda do prédio atual, a construção um novo Paço Municipal do lado oposto da avenida 31 de março, próximo à praça de eventos Lecy de Campos.


Por outro lado, Pivetta comemora o anúncio oficial da construção de um importante shopping, na avenida Gisele Constantino. O centro comercial, que um ano atrás não passava de rumores e especulações, começará a ganhar forma a partir de janeiro de 2012. “Já é uma realidade. A previsão de entrega é 2013”, comemora o prefeito.


Segundo o chefe do executivo votorantinense, a construção do Shopping Iguatemi resultará em uma série de benefícios ao município. “Primeiro pela geração de empregos, pois tem potencial de gerar quatro mil empregos diretos e indiretos”, inicia. “Depois, porque vai atrair [lojas de] marcas importantes, internacionais inclusive, que não têm na região, e consequentemente vai melhorar o nível de arrecadação dos impostos como o ICMS, o ISS e o IPTU”, emenda.


“E por terceiro, ele [o shopping] será um pólo de atração de pessoas para a cidade”, defende, destacando que a estimativa dos empreendedores é que o centro de compras atraia um milhão e trezentas mil pessoas por mês. “Ora, é um povo que [sem o shopping] não passaria pela cidade. Então, ele também vai desencadear uma série de negócios e empreendimentos em seu entorno”, prossegue Pivetta.


Sobre o aumento da arrecadação, Pivetta diz que será “expressivo”, mas conta não ter ainda estimativa do valor que deverá ser adicionado aos cofres do município. “Não sabemos ainda qual a previsão de faturamento, isso é uma coisa que você só vai ter quando o shopping estiver funcionando. Mas deve ser expressivo, pois é um investimento de mais de 300 milhões de reais”. Apenas durante a construção, cujas obras segundo Pivetta começam em janeiro, o novo shopping pretende gerar 1.500 empregos.

Além de lojas, megalojas, restaurantes e as chamadas lojas “âncora”, o novo shopping, cuja área é de 95.157 metros quadrados, terá em seu complexo a construção de quatro torres comerciais, com 12 pavimentos cada uma. “É um belo de um projeto que vai melhorar em muito a condição de Votorantim”, comemora entusiasmado o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim