Visando ampliar o programa de prevenção contra as cáries, a Prefeitura de Votorantim por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde, lançou na manha desta sexta-feira (02), o Programa de ortodontia preventiva com o objetivo de corrigir ou prevenir o agravamento de problemas na mordida de crianças de 5 a 7 anos de idade.
O lançamento do programa foi realizado na unidade escolar "Lauro Alves de Lima", no Jardim Serrano, que já tem uma unidade móvel odontológica, contou com a presença da secretária de Saúde Glads leite Barasnevicius, do diretor do departamento de odontologia Wilson Gonçalves, da coordenadora do Programa de Prevenção a dentista Eliete Barros Arruda Santos, que apresentou a equipe de dentistas que estará atuando no programa, além da equipe escolar e pais dos estudantes que vão iniciar o tratamento.
Na oportunidade, uma reunião com os pais das primeiras crianças a serem atendidas esclareceu dúvidas. "Todo começo de ano visitamos as unidades escolares para realizarmos um trabalho preventivo contra as cáries e agora ampliamos para a prevenção ortodontológica. Para isso, contamos com a colaboração dos pais para nos auxiliar no tratamento, pois vão monitorar as crianças para que usem os aparelhos móveis e tomem cuidado com os mesmos", comentou a coordenadora do Programa de Prevenção, Eliete Santos.
O programa, inicialmente, oferecerá tratamento para 30 crianças, chegando em média a confecção de 360 aparelhos ortodônticos ao ano. "Os procedimentos com aparelhos móveis apresentam a grande vantagem do tratamento precoce, o que viria a eliminar a necessidade do uso futuro de aparelhos mais complexos. Este programa é pioneiro na área odontológica e atenderá a princípio os estudantes desta unidade escolar, para depois ampliar para toda rede municipal de ensino", conclui o diretor Wilson Gonçalves.
Os pais foram unânimes na aprovação. "Achei ótimo, meu filho tem 6 anos e o dente dele já está nascendo torto", disse Alexandre de Jesus Soares e a esposa Erica completou "Já estávamos preocupados, pois vimos alguns orçamentos para o uso de aparelho e é muito caro, temos dois filhos, nossa despesa é grande. Agora ele entrou no programa e terá o tratamento gratuito".
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.