sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Segundo Prefeitura, cidade suporta efeitos da chuva torrencial

 

Apesar do grande volume de água de chuva atípica aliada à rajada de vento ocorrida na tarde de quinta-feira (01), uma das mais fortes nos últimos anos, o município suportou bem o volume nos principais pontos considerados de maior risco, que são as regiões baixas. Esta foi a avaliação da Prefeitura de Votorantim durante uma reunião na manhã desta sexta-feira (02), ocorrida no gabinete com a participação das secretarias de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), Serviços Públicos (Sesp), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Defesa Civil. Num curto período de tempo, cerca de 30 minutos, foram registrados 47 milímetros de água na chuva da tarde é à noite foram 23 milímetros, ou seja, 70 mm durante o dia.

Durante o temporal foram registradas 20 ocorrências de quedas de árvores; o tapume colocado na praça de eventos "Lecy de Campos" foi arrastado pelo vento, tendo que ser colocado novamente; quedas de dois muros e pontos de alagamentos, sendo que no Bairro Fornazari a água invadiu residências às margens do córrego Cubatão. Não fosse as ações preventivas realizadas pela prefeitura o transtorno poderia ter sido maior.

Em relação ao volume de água na avenida São João foi devido ao curto espaço de tempo, tendo em vista que as bocas-de-lobo não suportaram a quantidade de água. Já em relação a praça de eventos que está em obras de reforma, já foram implantadas 920 metros de novas galerias que serão interligadas com as demais daquela região o que aumentará ainda mais a vazão.

Em relação as bocas-de-lobo, a Prefeitura tem realizado manutenção diariamente o trabalho de limpeza, num total de 40 por semana. Porém a Sesp informa que a população deve se conscientizar em não jogar lixo e entulho nesses espaços o que causa o entupimento das galerias e gera transtornos em dias de fortes chuvas.

Outro fator positivo avaliado foram às bacias de contenção implantadas nas regiões do Jardim Paulista e Vila Garcia, o que deram mais vazão aos córregos e com isso minimiza o volume de água.

"O impacto do volume pluviométrico em tão curto espaço de tempo foi forte, porém os órgãos municipais envolvidos estão empenhados e preparados para épocas de chuvas, fazendo com que a ação de resposta para os transtornos pontuais sejam minimizadas o mais rápido possível", disse o prefeito Carlos Augusto Pivetta.

A Defesa Civil está atenta e mantém-se em plantão principalmente nos dias em que há previsão de chuvas, bem como está avaliando os possíveis pontos críticos. O serviço pode ser acionada pelos seguintes telefones: 199, 3353-8633 ou 3353-8533.

 

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim