quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vozes de Natal reúne milhares de pessoas em Sorocaba, SP

 Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Apae de Votorantim participa do projeto

Projeto reúne corais de toda a região no mês de dezembro


Milhares de pessoas estiveram na praça Pio XII, em Sorocaba, interior de São Paulo, na noite desta quarta-feira (7), para acompanhar o Vozes de Natal, uma realização da TV Tem que traz ao público apresentações de grupos musicais e corais que têm no repertório canções natalinas.
Quem abriu a programação foi o Quinteto de Metais de Sorocaba. O grupo é formado Fernando Amadeu, Fabio Mendes, Denis Vieira, Luiz Felipe Agapito e Wilian Carvalhal, todos músicos da cidade.
A apresentação dos corais foi aberta pelo coro do Colégio Renascer. Os alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental praticam o canto há anos sob supervisão do núcleo de de educação musical do colégio. Sob comando da regente Mari Cordélia Dorta L. Carmelim, o coro apresentou as canções "É Natal", "Glória" e "Agitação de Natal."
Mas, enquanto para alguns corais produzir música é a garantia de emocionar o público, para outros é a chance de integrar os participantes à sociedade. É o caso do coral da Apae de Votorantim, composto por 30 alunos especiais da entidade.
Segundo a presidente da Apae, Telma Bismara, a música é uma ferramenta de bem-estar para os assistidos. "Além de motivar e trabalhar a auto-estima e as capacidades motoras e cognitivas, o coral trabalha questões como dicção e fonoaudiologia, o que reflete-se em melhoria direta da qualidade de vida. Para eles e para nós, que cuidamos dessas pessoas especiais, poder mostrar esse trabalho para a população é um orgulho."
Também participou do evento o coral "Prof. Eloir Rodrigues", formado por sócios e funcionários da ACM (Associação Cristão de Moços) de Sorocaba. O coral foi fundado em 2000 e leva o nome do criador, que tinha como objetivo ensinar técnicas vocais e possibilitar a interação, através da música, de frequentadores e pessoas que trabalham no clube. O coral canta desde músicas do nosso cotidiano até grandes clássicos mundialmente conhecidos. No Vozes, o grupo apresentou as músicas "Quando no Natal chegar", "Muitos anos atrás" e "Alegria de Natal".
Coral 'Mãos que Cantam e Encantam' é formado por pessoas com deficiência auditiva (Foto: Mayco Geretti/G1)Coral 'Mãos que Cantam e Encantam' é formado por pessoas com deficiência auditiva (Foto: Mayco Geretti/G1)
 
Um coral, em especial, não precisa emitir uma nota sequer para tocar o público. É o que faz o coral "Mãos que Cantam e Encantam", da entidade assistencial Integra, que atende há 18 anos portadores de deficiência auditiva em Sorocaba. O coral "canta" usando apenas as mãos, que são destacadas graças às luvas brancas.
Os integrantes usam a linguagem de sinais de forma sincronizada, acompanhando os movimentos do regente-intérprete. "Nunca havia visto e achei sensacional. Inesquecível. Com eles, percebemos que a música mexe até mesmo com quem não pode ouvi-la", afirmou a manicure Fátima dos Santos, que acompanhou a apresentação.
O regente Jonicler Real conduziu o coral adulto do Programa Mais Cultura, da Secretaria Municipal de Sorocaba. Formado por cantores com grande experiência na música coral, o grupo estará percorrendo até domingo (11) vários bairros de Sorocaba para levar clássicos natalinos à população.
Ruth Pardo entrou para o coral no ano passado achando que seria algo temporário, mas não o deixou mais. "É motivador, pois estamos levando nossa paixão a iniciativas de grande alcance, como o Vozes de Natal, mas também a bairros da periferia, onde muitas pessoas jamais tiveram a chance de ouvir ao vivo este tipo de música". Composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos, o coral passa pelo natalino e também pelo popular, incluindo clássicos da MPB no repertório.
 
Coral Ebenézer se apresenta na praça Pio XII (Foto: Mayco Geretti/G1) 
 
Coral Ebenézer se apresenta na praça Pio XII
(Foto: Mayco Geretti/G1)
 
Cantando "Ó vinde Adoremos" e "Jerusalém", o coral Ebenézer, acompanhado do coral infantil do Sesi 331, arrancou aplausos entusiasmados do público que assistiu ao Vozes de Natal na praça Pio XII, no bairro Santa Rosália. O Ebenézer é formado por integrantes da igreja Adventista do 7º Dia de Brigadeiro Tobias, Vila Astúrias e Nova Esperança.
Unindo a doçura das vozes infantis ao poder vocal dos adultos, o coral conjunto levou às lágrimas a comerciante Fátima Augusta Cenci, que acompanhou o evento com o marido e os pais. "Acho que todos nós ficamos naturalmente mais emotivos nesta época do ano em razão do significado que ela nos trás. É tempo de reflexão e as emoções ficam à flor da pele. Simplesmente não consegui conter as lágrimas."
Assumindo a tietagem, o controlador de manutenção Claudemir Ribeiro filmava no palco a esposa Carmen, que, com sua voz, compõe o coro Boas Novas. Fundado há 26 anos, o grupo é um dos corais mais experientes da cidade. "Nunca canso de ouvi-los. Eu nem me atrevo a cantar e fico só filmando", conformou-se. "É o que faz a vida da minha esposa completa", afirmou.
O Boas Novas é composto por vozes mistas e tem, segundo os integrantes, a missão de anunciar o amor de Deus. O grupo faz parte da Igreja Batista Boas Novas, do Jardim Santa Rosália.
Vozes poderosas e repertório que mescla músicas em português e inglês compõem a fórmula que fez com que o coral Emuná - do hebraico, confiança em Deus - conquistasse o público que apreciava o evento. Dezenove alunos e ex-alunos do Instituto Musical Jheff Saints, inspirados no corais das igrejas norte-americanas, levaram ao público mensagens de paz, amor e esperança aos ritmos da black music.
Para encerrar, todos os corais que se apresentaram na noite cantaram juntos a última canção natalina "Um Novo Tempo".
 
Final juntou todos os corais que se apresentaram na noite (Foto: Mayco Geretti/G1) 
Canto final juntou todos os corais que se apresentaram na noite (Foto: Mayco Geretti/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim