Diário de Sorocaba
A Prefeitura de Votorantim comemora os 48 anos de emancipação política da cidade em relação a Sorocaba, nesta quinta-feira (8), com trabalho, são exatas 27 obras em andamento ao mesmo tempo em todo o município hoje. Essas obras vão da infraestrutura, como pavimentação e recapeamento de vias, até o lazer e a cultura, passando por áreas também importantes, como saúde, educação, esporte, social e meio ambiente.
“Tivemos de fazer muita coisa ao mesmo tempo porque a cidade precisava se preparar para o desenvolvimento. Se esperássemos ou se fôssemos mais lentos, perderíamos oportunidades”, diz o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT). As obras estão melhorando substancialmente a qualidade de vida de quem mora em Votorantim. Essa transformação tem atraído a atenção de investidores, que se mostram mais dispostos a investir por causa da mudança.
É o caso, por exemplo, do Shopping Iguatemi, integrante do maior grupo de shopping centers do País, que vai construir uma unidade no município com um total de 425 lojas - 317 delas devem ser inauguradas até 2013. O prédio será construído ao lado do Esplanada Shopping e juntos eles formarão o maior polo de lazer, consumo, entretenimento e gastronomia da região e do Estado e um dos maiores do País.
O prefeito afirma que a melhoria da qualidade de vida foi um diferencial que ele procurou criar diante da guerra fiscal que domina o interior. “Não adiantava baixar impostos e doar terra, já que isto todo mundo faz”, afirma. Dentro da proposta de melhorar a vida das pessoas, a Prefeitura desenvolveu principalmente uma rede de proteção social e adotou projetos inovadores que funcionam como alavancas para o desenvolvimento. Entre esses projetos, um dos mais importantes são o Bolsa Uniforme Escolar e o Bolsa Material Escolar, propostas pelas quais a Prefeitura cede recursos para pais adquirirem uniforme e material junto ao comércio da cidade.
DE ENCHER OS OLHOS - Entre as mais significativas transformações empreendidas pela gestão do prefeito Carlos Augusto Pivetta nos últimos três anos, a pavimentação e o recapeamento de vias em toda a cidade é a de mais destaque. A avenida 31 de Março, cartão postal de Votorantim, é o reflexo da preocupação com o cidadão. A via foi inteiramente revitalizada; houve a troca de galerias, de pavimento, de paisagismo e de iluminação.
A avenida recebeu também semáforos inteligentes, que informam ao motorista o tempo de duração da sinalização. Mais pintura de solo, emplacamento e coletores de lixo e papeleiras a cada 50 metros um do outro. No Centro, essas mudanças atingiram mais 30 vias e nos bairros já chegaram aos principais e mais antigos, como Barra Funda, Jardim Primavera, Parque São João, Itapeva, Jataí, Vossoroca, Rio Acima e Vila Irineu.
A Prefeitura também reformou ou construiu 34 prédios de creches, escolas e estruturas de apoio e trocou a iluminação de vias; investiu ainda na reforma e construção de unidades básicas de saúde, no Ambulatório Médico de Especialidades e no Pronto Atendimento. Fez o Centro de Integração do Idoso e executou obras antienchentes, entre outras.
PROTEÇÃO SOCIAL - Graças aos programas de acompanhamento e de assistência aos pacientes, como no caso das gestantes e de jovens, foi possível obter mudanças significativas em alguns índices que medem a qualidade de vida. O principal deles é a mortalidade infantil, que caiu 31% na atual gestão. De acordo com o último levantamento, o número de mortes baixou de 18,1 para 12,5. O número de gravidez na adolescência também caiu 51%.
A construção e reforma de creches proporcionou mil novas vagas, dobrando as 1,2 mil que estavam disponíveis quando Carlos Augusto Pivetta assumiu. A inclusão social ocorreu ainda por meio do congelamento da tarifa de ônibus aos preços de 2009.
Na área da habitação, o governo do prefeito Carlos Augusto Pivetta tem feito parcerias com o governo federal no projeto Minha Casa Minha Vida e no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o desfavelamento. Além disso, tem criado condições para que empreendedores particulares invistam na construção de imóveis para as diversas classes de renda. Existem 5 mil unidades já liberadas para a construção.
Os financiamentos para a baixa renda vão tirar 900 famílias de favelas instaladas em áreas verdes. A Prefeitura também vai legalizar mais 1,5 mil moradias nas quais os moradores estão há mais de dez anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.