Os peixes pesquisados desovam na região próxima à cachoeira da Chave, em Votorantim - Por: Emidio Marques
Estudantes de Biologia da Universidade Paulista (Unip) estiveram na manhã de hoje (26) em pontos estratégicos do Rio Sorocaba para uma pesquisa sobre o comportamento dos peixes durante o período de reprodução, entre novembro e março.
O trabalho identificou a 35 espécies no trecho urbano do município, sendo que cinco delas nadam contra a correnteza, para a reprodução entre novembro de março. Os peixes pesquisados desovam na região próxima à cachoeira da Chave, em Votorantim. São tubaranas, canivetes, piaus e duas espécies de curimbatás.
Segundo Welber Smith, coordenador da pesquisa na Unip e integrante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba, o objetivo é verificar principalmente o comportamento dos peixes. "Esses exemplares costumam sair do rio Tietê, por ser mais poluído, e entrar no rio Sorocaba para o processo de desova. Isso é uma mostra da boa qualidade do rio Sorocaba, pois revela a existência de alimentos e de boas condições para os peixes migratórios.", explica.
Os estudos são feitos desde setembro do ano passado, uma vez por semana, em dois pontos do rio Sorocaba com forte correnteza: um fica na cachoeira dos Guimarães, em Votorantim, e outro na antiga Usina San Juan, em Cerquilho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.