Araçoiaba desiste do serviço regional
Notícia publicada na edição de 26/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A -
Mais de 70 funcionários estão prontos para o atendimento integrado - Por: PEDRO NEGRÃO
A nova Central de Regulação Integrada irá servir de base para o Samu Regional, que deve começar a funcionar a partir de fevereiro, como promete a Secretaria Municipal de Saúde. Entre as cidades que compõem a Central Regional de Sorocaba, Araçoiaba da Serra não irá mais integrar o serviço. De acordo com a Prefeitura, o custo/benefício não valeria a pena, já que o município teria que arcar com gastos que seriam impróprios para o orçamento.
Com a decisão, Araçoiaba terá que devolver a ambulância recebida. Isso porque o Ministério da Saúde estabeleceu que, a partir de março, os veículos que não estiverem em funcionamento serão remanejados para um município próximo que já esteja inserido em um Plano de Ação Regional e com ambulâncias habilitadas. Ainda de acordo o governo federal, a central unificada entrará em funcionamento assim que iniciado o serviço da central. Além de Sorocaba, farão parte do Samu Regional as cidades de Alumínio, Araçariguama, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade e Pilar do Sul. Curiosamente, o Ministério da Saúde também divulgou os municípios de São João da Boa Vista, Casa Branca e Mococa como integrantes do serviço na região.
Apesar de preparada para fazer parte do Samu Regional, Votorantim não aparece na lista governo federal. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gladys Barasnevícius, o município já realiza a reforma do local onde será a base de operações e os funcionários foram contratados e treinados. Serão cinco auxiliares de enfermagem, cinco motoristas, dois enfermeiros e os médicos do Pronto Atendimento. A única pendência para Votorantim é o valor do repasse, que ainda não foi definido para ser implantado em lei. Como houve a saída de Araçoiaba, o valor será aumentado e precisará ser aprovado pela Câmara Municipal.
Todos os demais municípios já possuem espaço pronto para receber a base de operações do Samu e aguardam apenas a posição de Sorocaba para o início do serviço. Além dos 12 funcionários de Votorantim, pelo menos outros 60 estão aguardando, em suas cidades, para começar a operar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.