Notícia publicada na edição de 26/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A -
Samira GalliO serviço já opera a partir da sede do Corpo de Bombeiros, no Cerrado
A partir de agora, os médicos do Samu e os bombeiros trabalham juntos para atender às emergências - Por: PEDRO NEGRÃO
A Central de Regulação Integrada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) com o Corpo de Bombeiros (Resgate 193) já está funcionando. A previsão da Prefeitura era de que o atendimento só seria normalizado na semana que vem e que as ligações para o 192 estariam temporariamente interrompidas até amanhã. Entretanto, algumas horas do dia de ontem foram suficientes para fazer a transferência do serviço para a sede do Corpo de Bombeiros, no Cerrado, conforme mostrou o capitão Ivan Luiz Godinho. "Toda a parte operacional já está sendo atendida. Tanto os números 192 quanto o 193 estão funcionando efetivamente", disse, no início da noite de ontem.
Com as duas equipes de atendimento integradas num mesmo espaço físico será possível otimizar os serviços emergenciais da cidade. "Isso irá multiplicar o potencial de emergência. Não haverá mais o risco de chegarem duas viaturas para uma mesma ocorrência e acabar faltando para uma outra. Além de diminuir o tempo-resposta do socorro às vítimas", explicou Godinho. Enquanto os casos clínicos serão encaminhados especificamente para a equipe do Samu, o Resgate irá priorizar as ocorrências que envolvam outros riscos, como acidentes de trânsito, queda de ribanceira e incêndios. "Também será possível trabalhar em conjunto, mandando as motos dos Bombeiros e uma viatura do Samu, por exemplo, para agilizar." Além disso, todas as vítimas atendidas serão encaminhadas a locais definidos pelo médico regulador de plantão no Samu. "Antes, a gente levava todos os casos para o Hospital Regional, mas alguns podem ser levados para PAs ou Santa Casa. E esse médico é responsável por definir isso", afirmou o capitão.
Devido ao aumento da demanda, foi necessária a contratação de mais um médico regulador para o plantão do Samu. "Agora são dois médicos reguladores, que ficam na central, e dois socorristas, para atender aos dois serviços", destacou. Apenas a central de atendimento foi transferida. As viaturas do Samu irão continuar nas Unidades Pré-Hospitalares da Zona Norte e Oeste, onde já atendem. Para a nova central foram levados a estrutura de comunicação - com os atendentes e operadores de rádio - e os médicos reguladores, que fazem a triagem das ocorrências.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.