sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ADIADO - Samu Regional começa a funcionar no dia 29

 Notícia publicada na edição de 24/02/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A
Ana Paula Yabiku Gonçalves


Ao contrário do que foi previsto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional entrará em funcionamento somente na próxima quarta-feira, dia 29 de fevereiro, e não mais hoje. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Ses), o adiamento foi necessário devido à mudança na data da visita dos técnicos do Ministério da Saúde para a habilitação da Central de Regulação do serviço, localizada em Sorocaba. Esta visita técnica estava prevista para ocorrer até o último dia 17, mas foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 27.

A inauguração do Samu Regional será no dia 29, a partir das 17h, na Central de Regulação Integrada das Urgências e Emergências de Sorocaba, localizada na sede do Corpo de Bombeiros do Cerrado. Além de Sorocaba, onze municípios integrarão o Samu Regional: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz e Votorantim. Com a participação de vários municípios, o objetivo do Samu Regional é participar de uma rede de atenção às urgências integrada e regionalizada, permitindo o atendimento qualificado à população em situações de urgência e emergência no ambiente pré-hospitalar de maneira ininterrupta, 24 horas, sete dias por semana.
Em Votorantim, a vistoria foi realizada no último dia 16. Foram avaliadas as condições do prédio e sua acessibilidade, além da distância do prédio à central de regulação. Também foram avaliados os uniformes e se o treinamento aos profissionais foi devidamente executado. A equipe aproveitou para visitar as obras que estão sendo realizadas na Unidade de Pronto Atendimento. As chamadas na cidade serão integradas ao número 192, cuja central de atendimento funcionará numa base em Sorocaba, que de imediato acionará o atendimento à equipe de Votorantim, formada por motorista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem.
Os funcionários que farão o atendimento já passaram por curso de capacitação para operar o serviço de urgência e emergência. A Secretaria de Saúde informa que ao solicitar o serviço, o paciente será atendido por um médico que fica na central, que é justamente o profissional que vai avaliar a necessidade do transporte e este passará de imediato a informação para a equipe de Votorantim. A base da equipe funcionará junto ao Serviço de Ambulâncias do município que, por sua vez, atenderá temporariamente pelos telefones (15) 3247-2654 ou (15) 3343-4519, até que a aquisição de outro número seja concluída. (Edileine Ferreira Guimarães, supervisora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim