quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EXONERAÇÕES - Vereadora pede explicações sobre falta de médicos especialistas

 Notícia publicada na edição de 15/02/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 011 do caderno A
Carlos Araújo


 Situação compromete o atendimento no Ambulatório de Especialidades - Por: ARQUIVO JCS/ERICK PINHEIRO


Por meio de reclamações recebidas de moradores de Votorantim, a vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB) reivindicou da Prefeitura esclarecimentos sobre os motivos do "grande número" de médicos que têm pedido exoneração na rede municipal de saúde. Segundo ela, o principal reflexo disso é sentido pela população no Ambulatório de Especialidades Médicas. Com base nas reclamações, ela informou que é de seis a oito meses a demora para marcar uma consulta com médico ortopedista (que cuida de doenças do esqueleto, ligamentos e articulações). Se o especialista procurado pelo paciente é um endocrinologista (para doenças de glândulas de secreção), a situação é pior, segundo Fabíola: "sem previsão."

O problema foi apresentado pela vereadora na Câmara, na semana passada, com o requerimento 013/12, que pede informações sobre números de exonerações de médicos, quais são os motivos, as consequências dessa situação e quais são as providências tomadas.
A Secretaria de Saúde de Votorantim, por intermédio da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, admitiu que existem exonerações, mas não considera "grande" o número, pois foram duas em janeiro: um ortopedista e um cardiologista. "A secretaria explica ainda que está abrindo concurso novamente, já que do último (concurso), os médicos ainda irão assumir", informou a Secom. Ainda de acordo com o órgão, "somente está comprometido o atendimento no Ambulatório de Especialidades Médicas e Ambulatório de Saúde Mental, porque os endocrinologistas não assumiram ainda e não houve inscritos para psiquiatria". Quanto ao ortopedista, a Secretaria informou que providenciou a solicitação de chamada do primeiro colocado em concurso já realizado para preenchimento de vaga nessa especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim