Samira Galli
Serviço começa no próximo dia 24 e prefeito teme que operações em Sorocaba fiquem sobrecarregadas
As operações do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) Regional devem começar no próximo dia 24 de fevereiro. O anúncio foi feito na manhã de ontem, pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), durante a entrega oficial da Central de Regulação Integrada das Urgências e Emergências de Sorocaba (Samu-192 e Corpo de Bombeiros/Resgate-193), que funciona há uma semana na sede do Corpo de Bombeiros do Cerrado. O chefe do Executivo, entretanto, admitiu estar apreensivo com os resultados da centralização, em Sorocaba, dos atendimentos dos casos de mais nove cidades da região - Alumínio, Araçariguama, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e Votorantim. "É muito importante que cada município faça a sua parte. Estou com um certo medo de que, de alguma forma, isso venha a sobrecarregar Sorocaba. Qualquer problema que houver em outra cidade, que Sorocaba precise suprir, pode acabar desfalcando a estrutura daqui", disse.
A Central de Regulação Integrada entre Samu e Corpo de Bombeiros tem como objetivo otimizar os recursos dos serviços emergenciais, além de servir de base para o Samu Regional. O sub-comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Carmelino Antonio Zaccari, destaca que o serviço conjunto irá multiplicar a capacidade de atendimento. Além disso, todas as vítimas serão encaminhadas a locais definidos pelo médico regulador de plantão no Samu. "Antes, a gente levava todos os casos para o Hospital Regional, agora teremos os médicos para direcionar corretamente", ressalta. O prefeito Vitor Lippi afirma que, com a otimização do serviço, as ocorrências em Sorocaba deverão ser atendidas em, no máximo, dez minutos. "O tempo de atendimento é essencial à sobrevida de um paciente em risco", ressalta. Já para a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), de nada adianta a velocidade e esforço das equipes no atendimento se não houver retaguarda dos hospitais. "Ou nós melhoramos a estrutura, principalmente do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), ou nós deixamos uma fila de pessoas para morrerem nos corredores", enfatizou, garantindo que irá cobrar da Secretaria de Estado da Saúde um maior suporte nos atendimentos do Hospital Regional. Participaram ainda da cerimônia os prefeitos de Piedade, Geremias Ribeiro Pinto, de Pilar do Sul, Antônio José Pereira e de Araçariguama, Roque Hoffmann, que vieram conhecer de perto o funcionamento do serviço.
Só urgência
Apenas a central de atendimento foi transferida. As viaturas do Samu irão continuar tendo como base as Unidades Pré-Hospitalares da Zona Norte e Oeste. Para a nova central foram levados a estrutura de comunicação - com os atendentes e operadores de rádio - e os médicos reguladores, que fazem a triagem das ocorrências. Enquanto os casos clínicos, informados pelos telefones 192 e 193, serão encaminhados, especificamente, para a equipe do Samu, o Resgate do Corpo de Bombeiros irá priorizar as ocorrências que envolvam outros riscos, como acidentes de trânsito, queda de ribanceira e incêndios.
O médico e coordenador geral do Samu Regional, Roberto Kuke, orienta que o serviço deve ser acionado somente em casos de urgência e emergência - ou seja, que envolvam risco de morte. "Alguns casos são simples e a pessoa precisa apenas de uma orientação médica. O problema é que é complicado para o cidadão definir o que é emergência ou não. Para uma mãe, um bebê com dor de barriga pode ser urgente ", explica.
Por causa disso, segundo ele, apenas 30% das ligações geram ocorrências - os outros 70% podem ser resolvidos com orientação ou outros tipos de atendimento, como a disponibilização das ambulâncias brancas. "Tudo o que não envolva risco de vida não é de competência do Samu", ressalta. Kuke estima que o Samu irá atender cerca de 2,5 mil ocorrências efetivas por mês a partir de agora. Antes de mudar para a sede dos Bombeiros, os atendimentos de emergência da Prefeitura (que somam, além do Samu, também as solicitações das ambulâncias brancas) recebiam cerca de 16 mil ligações mensais. Ele, porém, faz orientação para o uso responsável do serviço. "Cerca de 30% das ligações são trotes, infelizmente."
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