quinta-feira, 22 de março de 2012

3ª célula do aterro será ativada dia 28

 Notícia publicada na edição de 22/03/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 10 do caderno A -
Giuliano Bonamim




  Geomembrana está sendo aplicada para evitar contaminação do solo - Por: Luiz Setti


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Votorantim pretende ativar em 28 de março a terceira célula do aterro sanitário da cidade. A área de 10 mil metros quadrados - do tamanho de um campo de futebol - terá uma vida útil estimada em três anos e capacidade para receber 150 mil metros cúbicos de lixo doméstico.

O local já tem sido preparado para suportar a descarga de 77 toneladas diárias de resíduos sólidos produzidos no município. O vale, de aproximadamente 20 metros de altura, começou a ser coberto ontem por uma geomembrana de polietileno. Esse material tem a função de evitar a contaminação do solo, pois isola de maneira eficiente o lixo da superfície de terra.

O encarregado pela área técnica do aterro, João Vaz, diz que todos os procedimentos de segurança são usados para o chorume - líquido proveniente do lixo - não afetar o lençol freático. "Fazemos vistorias constantes e quatro vezes por ano analisamos as condições do solo e da água do córrego do Machadinho", comenta.

O aterro sanitário de Votorantim foi inaugurado em abril de 2009 e tem um potencial de uso de mais 38 anos. A área está localizada na rodovia Raimundo Antunes Soares (PS-79), que liga as cidades de Votorantim e Piedade, e pode comportar até 20 células.

A primeira célula foi fechada em fevereiro de 2010 e recebeu lixo doméstico durante 10 meses. Atualmente, ela tem um aspecto de uma montanha coberta por grama. Logo em seguida, a segunda área foi inaugurada e continuará a receber os resíduos sólidos nos próximos 90 dias.

O diretor do Departamento de Obras e Manutenção do Saae de Votorantim, Pedro Luiz Judice Moreira, diz que a área não é mais invadida por catadores de lixo reciclado desde o fim do ano passado. O flagrante foi publicado na edição de 10 de novembro de 2011 no jornal Cruzeiro do Sul. A lei número 12.305, vigente em todo o país desde 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e proíbe a atividade de catação de lixo nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos.

Atualmente, o aterro sanitário de Votorantim continua a ser invadido por urubus. As aves são encontradas em todo o terreno e buscam alimento no meio do lixo despejado pelos caminhões de coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim