A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Meio Ambiente, promove nesta quinta-feira (22) uma feira ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água e da Represa de Itupararanga, na Praça da Emancipação, de fronte ao Paço Municipal, das 09 horas.
O evento contará com a participação de diversas entidades públicas e privadas, como universidades (Unesp, PUC, Uniso, Unip), autarquias, ONGs, etc., os quais estarão abordando temas diversos relacionados ao consumo e tratamento da água.
Na oportunidade, a Secretaria de Meio Ambiente realiza a abertura da campanha "Água é Vida: Não Desperdice", promovida anualmente pelo poder público. A campanha consiste em um trabalho de educação ambiental realizado em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Votorantim (SAAE), buscando conscientizar o uso racional dos recursos hídricos.
Para o secretário de Meio Ambiente, Elzo Savella, "a campanha atinge um público considerável do município, e a feira tem o objetivo de despertar o interesse dos munícipes para o tema".
A feira será aberta ao público. A praça da Emancipação, fica na avenida 31 de Março 327 – Centro – Votorantim/SP (defronte ao Paço Municipal). Mais informações na pelo telefone (15) 3353-8634.
Considerações sobre a água
A Água é fundamental para a sobrevivência da vida na terra. Somente 1% de toda água existente no planeta está disponível para o consumo humano, a qual está dividida em águas superficiais (rios e lagos), águas subterrâneas (lençóis freáticos e aqüíferos) e na forma de vapor, na atmosfera. Com o aumento crescente da população mundial, o consumo de água se torna cada vez maior. Por isso, deve-se promover a economia dos recursos hídricos, evitando e desperdício, a poluição e o desmatamento, preservando os nossos mananciais.
Essencial para a manutenção da biodiversidade, dos ciclos naturais, da produção de alimentos, por fim, da própria vida, a água há muito tempo se tornou um recurso estratégico para os povos. Em poucos anos, calcula-se que ela será o fator gerador de grandes conflitos internacionais, aos moldes das guerras atualmente promovidos por combustíveis fósseis.
Segundo a ONU, mais de três bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água em 2025. Isso significa a propagação de doenças, desnutrição e a diminuição drástica da produção de alimentos para abastecer os grandes centros urbanos.
Nesse sentido, entidades públicas e privadas, ONGs, instituições filantrópicas, todos desempenham um papel fundamental na conscientização da problemática da água, visando, sempre, à implantação de uma política voltada para a educação ambiental.
A Prefeitura faz a sua parte
Com a crescente poluição dos nossos mananciais, é preciso que a água seja tratada antes de chegar à população. Esse tratamento é feito nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), que tem a função de clarificar e desinfetar a água para chegar pura às pessoas. Para que a água se torna própria para o consumo é necessário investimento na captação, tratamento e distribuição. Já o esgoto gerado no município deve ser tratado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para se evitar a poluição dos rios. É a outra ponta do processo, ou seja, quanto mais água se usa, mais esgoto é gerado para tratamento, provocando maior custo financeiro e ambiental.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.